Contribuição do Plano de Desenvolvimento Institucional como ferramenta de planejamento estratégico na gestão de uma instituição privada de ensino superior do Recife

Autores

  • Maria Caroline Carneiro Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Jéssica Maria Muniz Côrtes Universidade Federal de Pernambuco
  • Joséte Florêncio dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p77

Resumo

Esta pesquisa analisou as contribuições do Plano de Desenvolvimento Institucional como ferramenta de planejamento estratégico na gestão de uma instituição privada de ensino superior do Recife. O tópico selecionado é uma replicação da dissertação de Silva (2013), “CONTRIBUIÇÕES DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS”. Para isto, foi realizado um estudo de caso qualitativo e utilizou métodos como codificação, redação de memorandos, amostragem teórica para analisar o resultado, conforme orientado por Charmaz (2009), buscando criar categorias sólidas e análises reveladoras através da saturação e classificação. O estudo corroborou com outros estudos sobre o tema. Foi observado que a instituição utilizou o PDI como ferramenta estratégica, que enfrentou resistência na implantação, porém o saldo foi positivo para instituição visto que contribuiu para a comunicação interna que era algo desejado pela instituição.

Biografia do Autor

Maria Caroline Carneiro Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Administração - PROPAD da UFPE.

Jéssica Maria Muniz Côrtes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Administração - PROPAD da UFPE.

Joséte Florêncio dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado pela NHTV Breda University of Applied Sciences(2013). Professor Adjunto 1 da Universidade Federal de Pernambuco, Professor Adjunto 2 da Universidade Federal de Pernambuco.

Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professora adjunta III do Departamento de Hotelaria e Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Downloads

Publicado

2014-11-07

Edição

Seção

Artigos