A escrita e a reflexão na formação de professores: relato das atividades e discussões propiciadas por um estágio de observação

Carlos Jorge da Silva Correia, Clarissa França Tavares de Souza, Kennia de Cássia Araújo Galdino, Shaula Maíra Vicentini de Sampaio

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre alguns cenários educativos tidos como significativos para professores em formação enquanto protagonistas de um estágio de observação desenvolvido no âmbito do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas. Nesse sentido, foi possível constatar que este lugar ambíguo, indeterminado, de observador do espaço escolar e de suas relações provoca, inicialmente, um certo desconforto. Mas, por outro lado, não estar no lugar nem de professor nem de aluno possibilita que os estagiários consigam ver coisas diferentes das que viam quando eram alunos em suas escolas. Além disso, a condição de observador da escola parece propiciar aos professores em formação a oportunidade necessária para um olhar reflexivo sobre as diversas relações tecidas na comunidade escolar, fato que inevitavelmente transborda em uma reflexão sobre a importância da própria experiência vivenciada no estágio. Dessa forma, o estágio de observação foi entendido pelos professores em formação como uma rica possibilidade para se levantarem questionamentos quanto à futura prática docente, bem como sobre alguns desafios do professor atualmente.

Palavras-chave


Estágio de observação; Formação de professores; Escrita reflexiva.

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