Cenas da escrita: Cixous e Akhmatova

Autores

  • Olga Donata Guerizoli Kempinska Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2013n16p91

Resumo

Este artigo debruça-se sobre a peça de Hélène Cixous Vela Preta Vela Branca, encontrando nela uma interessante provocação para se discutir a definição e o alcance da escrita feminina. Com a personagem da poeta russa Anna Akhmatova, Cixous propõe instalar uma cena da escrita eminentemente política, na qual o gesto de escrever não se encerra na intimidade de um texto-corpo e forçosamente exige o gesto de publicar. O corpo, a histeria, a maternidade, a sexualidade e a amizade, temas importantes no pensamento teórico de Cixous, encontram-se aqui colocados em uma relação estreita com a angústia da morte e do apagamento da memória cultural. A cena da escrita, através das imagens ambíguas do poema como lágrima, como feto e como filho, tem como sua vocação a abertura e a multiplicação.

Biografia do Autor

Olga Donata Guerizoli Kempinska, Universidade Federal Fluminense

Olga Kempinska possui graduação e mestrado em Filologia Românica pela Uniwersytet Jagiellonski de Cracóvia e doutorou-se em História Social da Cultura pela PUC-Rio sob a orientação de Luiz Costa Lima. Atualmente é professora de Teoria da Literatura do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Publicou em 2011 o livro Mallarmé e Cézanne: obras em crise pela Editora Nau. Tem experiência nas áreas de Teoria da Literatura e Teoria da Arte, com ênfase na relação entre a mímesis, as emoções e o gênero.

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Publicado

2014-07-10

Edição

Seção

Artigos