Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista de Ciências da Administração

MISSÃO. A Revista de Ciências da Administração (RCA) tem como missão a construção de um espaço aberto para os pesquisadores, professores, estudantes, e profissionais, que desejam trazer a sua reflexão o resultado de pesquisas sobre temas administrativos.

FOCO. A Revista de Ciências da Administração (RCA) tem como foco a divulgação da produção científica em Ciências da Administração, objetivando contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento. O público-alvo é composto por pesquisadores, professores e estudantes que desenvolvem estudos e pesquisas sobre temas voltados as áreas temáticas da Revista.

ESCOPO. A Revista de Ciências da Administração tem interesse na publicação de artigos teóricos e teórico-empíricos e adota a filosofia de "acesso aberto", permitindo o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo.

 

Áreas temáticas de publicação definidas pelo Conselho Editorial:

  • Finanças;
  • Organização e Sociedade;
  • Estratégia e Marketing;
  • Produção e Desenvolvimento;
  • Gestão Universitária.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos submetidos à RCA ocorre em duas etapas, e passa por um sistema de revisão tripla (blind review):

Primeira etapa: consiste em uma avaliação preliminar do Editor Chefe em conjunto com um membro do Corpo Editorial Científico, sempre que o Editor Chefe julgar necessário, que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, ao escopo, e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. Somente os trabalhos considerados por editores e conselheiros como relevantes para a comunidade e, em particular, para os leitores do periódico, prosseguirão para as demais etapas de avaliação.

Segunda Etapa: os originais dos artigos são encaminhados para a apreciação de dois pareceristas integrantes do Corpo de avaliadores, conforme o sistema double blind peer reviw. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas das Ciências da Administração, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

 

Revisão dos Artigos após a Avaliação dos Pareceristas

Após avaliação dos artigos pelos Pareceristas, e à apreciação de um membro do Corpo Editorial Científico, os artigos recomendados passam pelas seguintes revisões: a) pelos autores, para revisão dos ajustes recomendados pelos avaliadores; e b) pela comissão técnica da Revista Ciências da Administração, para revisão da normalização, da língua portuguesa, da língua inglesa e da formatação final do artigo.

 

Participação de avaliadores externos no processo de revisão

O corpo de avaliadores da Revista é composto por professores e pesquiasdores vinculados a Universidades do Brasil e do Exterior a programas de Pós-graduação em Administração (Mestrado e Doutorado).

 

Periodicidade

A periodicidade da Revista de Ciências da Administração (RCA) é quadrimestral e recebimento das submissões on-line é ininterrupto. Por ano, são publicados 30 artigos inéditos.

A Revista de Ciências da Administração teve sua primeira edição em 1998.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. O público primário é composto por pesquisadores, professores e estudantes que desenvolvem estudos e pesquisas sobre temas voltados as áreas temáticas da Revista.  A leitura dos artigos da Revista da Ciências da Administração pode ser realizada pela internet no sistema online.

 

Arquivamento

Revista de Ciências da Administração se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem  arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Qualis - CAPES

A Revista de Ciências da Administração é classificada no Qualis da CAPES como B1, na área da Ciência da Administração.

 

ANPAD

A Equipe Editorial da Revista também segue as normas contidas no Manual de Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD. Clique aqui para acessar o documento.

 

Estatísticas da Revista de Ciências da Administração

Awstats - julho 2008 - junho 2017


Google Acadêmico - Artigos mais citados