Competências individuais adquiridas durante os anos de graduação de alunos do Curso de Administração de Empresas

Arilda Schmidt Godoy, Claudia Simone Antonello

Resumo


O objetivo do estudo é identificar e analisar as opiniões dos alunos sobre as competências adquiridas nos cursos de Administração de Empresas de uma universidade privada de São Paulo. Foi realizado um estudo de caso utilizandose, para a coleta de dados, um questionário – com questões fechadas e abertas – e entrevistas semiestruturadas. A amostra envolveu 441 alunos do último semestre. A análise fatorial permitiu a identificação de quatro fatores correspondentes aos seguintes blocos de competências: social, solução de problemas, técnicoprofissional e de comunicação. A frequência de respostas indica que as competências que apresentam índices de concordância mais altos concentram-se nos fatores 1 (competência social) e 2 (competência solução de problemas). A análise dos dados qualitativos referenda e permite maior compreensão dos aspectos envolvidos nas competências identificadas. Sumariando os resultados é possível concluir que, além do desenvolvimento de uma atitude empreendedora, o curso propiciou, fundamentalmente, o desenvolvimento da competência social.


Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n23p157

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.