Organização da produção, desempenho e inovações na cadeia de suprimentos da indústria automobilística brasileira

Autores

  • Mario Sacomano Neto UNIMEP - Piracicaba - SP
  • Silvio Roberto Ignacio Pires UNIMEP - Piracicaba - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a Gestão da Cadeia de Suprimentos em uma Montadora e quatro Fornecedores de Autopeças. A pesquisa aponta como as diferentes formas de configuração da Cadeia de Suprimentos influenciam as formas de organização da produção, as medidas de desempenho e as inovações. Estudos nessa temática são pertinentes devido à recente mudança estrutural no Setor Automotivo Brasileiro que implica diretamente nas formas de coordenação e inovações na Cadeia de Suprimentos. Resultados da pesquisa mostram que as parcerias e a cooperação são elementos importantes na configuração e formatação das Cadeias de Suprimentos.

Biografia do Autor

Mario Sacomano Neto, UNIMEP - Piracicaba - SP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e foi visiting scholar em Ciência Política - University of Chicago/EUA (2001). É professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente conduz uma pesquisa junto a Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Tem experiência na área de Administração e atua nos seguintes temas: análise das redes de empresas, cadeias de suprimentos e logística, formas de coordenação, estratégia, estratégia em marketing e teoria das organizações.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Silvio Roberto Ignacio Pires, UNIMEP - Piracicaba - SP

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1983), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1994). É pós doutorado pelo IMD (Suiça) e Instituto de Empresa (Espanha). Foi professor do programa de pós graduação em engenharia de produção e é professor titular do programa de Mestrado Profissional em Administração Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Gestão de Operações/Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management), gestão da produção e logísitica.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-09-12

Como Citar

Neto, M. S., & Pires, S. R. I. (2007). Organização da produção, desempenho e inovações na cadeia de suprimentos da indústria automobilística brasileira. Revista De Ciências Da Administração, 9(19), 34–53. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos