A influência da responsabilidade sócio-ambiental no processo de internacionalização: o caso da Electro Aço Altona

Autores

  • Vanessa Fraga Souza Instituto Nacional de Serviço Social
  • Marialva Tomio Dreher FURB - Blumenau - SC
  • Mohamed Amal FURB - Blumenau - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A Responsabilidade Sócio-Ambiental (RSA) como Estratégia Organizacional vislumbra as questões sociais e ambientais que dizem respeito às preocupações com os impactos resultantes das operações organizacionais e seus efeitos. Isto ultrapassa fronteiras nacionais atingindo o mercado global que sofre pressões em torno da conservação ambiental. Neste contexto é crescente o número de organizações que procuram conformidades e normalizações da RSA reconhecidas em escala global, sob pena de perderem competitividade. Para compreender melhor este cenário, apresenta-se o resultado de um estudo de caso sobre a Responsabilidade Sócio-Ambiental no processo de internacionalização da Eletro Aço Altona, organização catarinense atuante no Mercado Internacional do Aço. A pesquisa exploratória qualitativa se deu por meio de uma entrevista semi-estruturado com o executivo da empresa. O cenário apresentado aponta para a conclusão de que a Estratégia de RSA contribui para a inserção competitiva internacional de uma organização, ocorrendo principalmente por meio da implementação de instrumentos de Sistemas de Rede de Padronização Global.

Biografia do Autor

Vanessa Fraga Souza, Instituto Nacional de Serviço Social

Possui graduação em Secretariado Executivo Bilingüe pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2004) É mestre em Administração. Pesquisa os temas responsabilidade social empresarial, ética, turismo sustentável, desenvolvimento sustentável. Atualmente é professora da disciplina de arquivística do curso de Secretriado Executivo Bilíngue e técnica previdenciária do Instituto Nacional Serviço Social.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marialva Tomio Dreher, FURB - Blumenau - SC

Marialva Tomio Dreher possui graduação em administração pela Universidade Regional de Blumenau (1987), mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Regional de Blumenau- FURB e coordenadora de 2 projetos de pesquisa nos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR e Administração - PPGAD. Tem experiência na área de Desenvolvimento Reginal e Administração atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Sustentável; Administração e Responsabilidade Social e Turismo. Os indiçadores de produção bibliográfica são: 55 artigos em anais;10 artigos em periodicos; 4 capitulos de livros e orientações em mestrados e graduação.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Mohamed Amal, FURB - Blumenau - SC

possui graduação em Ciências Econômicas pela Université Hassan II de Casablanca (1985) , especialização em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pelo Fundação Universidade Regional de Blumenau (1997) , mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) . Atualmente é professor titular do Fundação Universidade Regional de Blumenau e Membro de corpo editorial da Revista de Negócios. Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Investimento externo direto, Empresas multinacionais, Panel data, Determinantes.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-09-12

Como Citar

Souza, V. F., Dreher, M. T., & Amal, M. (2007). A influência da responsabilidade sócio-ambiental no processo de internacionalização: o caso da Electro Aço Altona. Revista De Ciências Da Administração, 9(19), 103–126. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos