Estudo dos modelos de avaliação de empresas com base na metodologia do fluxo de caixa descontado: estudo de caso

Autores

  • Valter Saurin UFSC - Florianópolis - SC
  • Newton Carneiro Affonso da Costa Junior UFSC - Florianópolis - SC
  • Annelise da Cruz Serafim Zilio UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Na metodologia de avaliação de empresas com base no Fluxo de Caixa Descontado, têm-se os seguintes métodos: o Fluxo de Caixa Operacional Disponível, o Valor Presente Ajustado, o Fluxo de Caixa do Capital Próprio. Cada modelo tem suas características e fornece uma informação diferenciada, mas teoricamente devem proporcionar resultados financeiros equivalentes, se for empregada à mesma base de dados. O objetivo deste trabalho foi verificar se com o emprego da mesma base de dados, os três métodos indicados com base no Fluxo de Caixa Descontado, proporcionam resultados equivalentes ou se existem conflitos metodológicos entre os mesmos, com base em estudo de caso real. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os três valores e entre estes e o preço de venda da empresa em questão.

Biografia do Autor

Valter Saurin, UFSC - Florianópolis - SC

possui graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (1970), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (1971), graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Politicas e Economicas de Santa Maria (1967), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1974), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira Corporativa e de Instituições de Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de empresas, ensino de finanças.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Newton Carneiro Affonso da Costa Junior, UFSC - Florianópolis - SC

É graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, com doutorado sandwich na Universidade de Lancaster, Reino Unido. Ganhador do Prêmio Losango de Apoio a Teses em Economia, patrocinado pela Losango S.A. e L'Union des Assurances de Paris, em 1991. Foi professor visitante (pós-doutorado) nas Universidades Pompeu Fabra (Espanha) e Columbia (EUA) e professor do Instituto Coppead/UFRJ. Atualmente é professor da UFSC, onde ministra aulas de graduação e pós-graduação no Departamento de Ciências Econômicas e no mestrado e doutorado do Departamento de Ciências da Administração. Faz pesquisa e consultoria na área de finanças, com diversas publicações em periódicos nacionais e internacionais. É pesquisador do CNPq desde 1995.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Annelise da Cruz Serafim Zilio, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela UFSC (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-05-12

Como Citar

Saurin, V., Junior, N. C. A. da C., & Zilio, A. da C. S. (2007). Estudo dos modelos de avaliação de empresas com base na metodologia do fluxo de caixa descontado: estudo de caso. Revista De Ciências Da Administração, 9(18), 123–148. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos