Análise dos programas de educação corporativa relacionados à missão de uma organização: um estudo de caso no SENAC/SC

Autores

  • Sirlene Silveira de Amorim SENAC - SC
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho tem como objetivo verificar se os programas de educação corporativa oferecidos pelo SENAC/SC aos seus funcionários facilitam o cumprimento de sua missão. Trata-se de um estudo de caso descritivo, exploratório e aplicado, cuja abordagem é qualitativa e utiliza as técnicas de observação direta intensiva, apresentando como meios a pesquisa de campo, investigação documental e pesquisa bibliográfica. Ao final do estudo de caso constatou-se que inexiste um trabalho voltado à educação corporativa, há pouca organização em torno dos assuntos referentes ao desenvolvimento de pessoas e ainda inexiste uma visão estratégica em torno do potencial humano relacionado ao possível sucesso da organização. Essa situação, somada à não relação do tema educação corporativa com o planejamento estratégico da instituição, permite verificar que os programas de educação corporativa não facilitam o cumprimento de sua missão, uma vez que não são direcionados a ele.

Biografia do Autor

Sirlene Silveira de Amorim, SENAC - SC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), e é pós-graduanda em sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial (FEPESE). Atualmente é analista de planejamento - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marcos Baptista Lopez Dalmau, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, treinamento e desenvolvimento, educação a distância e gestão por competências.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-07-12

Como Citar

Amorim, S. S. de, & Dalmau, M. B. L. (2006). Análise dos programas de educação corporativa relacionados à missão de uma organização: um estudo de caso no SENAC/SC. Revista De Ciências Da Administração, 8(16), 242–259. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)