Análise dos ambientes para integração entre sistemas de informação segundo especialistas

Autores

  • Jose Osvaldo de Sordi IMES - São Caetano do Sul - SC
  • Bernadete de Lourdes Marinho USP - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Os objetos de estudo da presente pesquisa foram: o ambiente de integração tecnológica (AIT) e o ambiente de gestão de processos (AGP). O primeiro, proporcionando a flexibilidade necessária à conexão entre softwares, gerando a fluência de dados requerida pelas modernas práticas de gestão colaborativa, e o segundo discernindo e desassociando os sistemas transacionais, que executam fluxos de trabalho, da lógica de gerenciamento dos processos. O objetivo da pesquisa foi analisar a maturidade tecnológica da infra-estrutura e das competências necessárias para o desenvolvimento destes dois ambientes nas organizações. Para isso, utilizou-se uma pesquisa exploratória, por meio do método Delphi para obtenção de consenso junto a nove especialistas, sendo cinco pesquisadores e quatro praticantes. Entre os principais pontos de consenso estão: a) a disponibilidade de um eficaz AIT deve preceder a implementação do AGP; e b) a implementação do AIT apresenta menor risco, considerando-se sua maior maturidade tecnológica em relação ao AGP.

Biografia do Autor

Jose Osvaldo de Sordi, IMES - São Caetano do Sul - SC

Pesquisador e professor do programa de mestrado em administração da IMES. Dedica-se há 20 anos às pesquisas em administração da informação no contexto das organizações. Pós-doutorado em Administração de Empresas pela USP (2006), Doutor em Administração de Empresas na área de Sistemas de Informação pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (2001), mestre em Gerenciamento de Sistemas de Informação (1995) e bacharel em Análise de Sistemas (1990) pela PUC - Campinas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Bernadete de Lourdes Marinho, USP - São Paulo - SP

Possui graduação em Administração pela USP (1977) , especialização em Estágio Para Estudos Científicos pela Conservatoire National des Arts et Metiers (1984) , mestrado em Administração pela USP (1985) , doutorado em Administração pela USP (1994). Atualmente é professor titular da USP, professor titular do Centro Universitário FIEO e Coordenadora de Projetos do Fundação Instituto de Administração. Tem experiência na área de Administração.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-01-07

Como Citar

de Sordi, J. O., & Marinho, B. de L. (2006). Análise dos ambientes para integração entre sistemas de informação segundo especialistas. Revista De Ciências Da Administração, 8(15), 154–177. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos