O gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde de uma amostra de hospitais nacionais

Autores

  • Claude Machline FGV - São Paulo - SP
  • Roberta Travaglini Gonçalves Sana Domus
  • Vital Ribeiro Filho FGV - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo refere-se aos Planos de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS – de uma amostra de 70 hospitais nacionais, sendo resultado de um curso de educação a distância, ministrado por um consórcio formado entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Getulio Vargas. Para cada Plano, foram processadas informações gerais sobre o hospital, relativas à infra-estrutura e aos procedimentos atualmente usados no plano de gestão de resíduos. Diagnosticou-se a situação desses hospitais no tocante ao manejo dos resíduos, classificados por tipo, desde a coleta até a disposição final. A água, os efluentes líquidos e as emissões gasosas também foram objeto de investigação. Foram avaliados ainda, sob os aspectos técnico e econômico. Os resultados da pesquisa indicam que os hospitais estudados se encontram em sua maioria numa fase incipiente em matéria de gestão dos seus resíduos, existindo considerável distância entre a gestão atual dos resíduos e as exigências legais que os hospitais devem cumprir nas áreas sanitária e ambiental.

Biografia do Autor

Claude Machline, FGV - São Paulo - SP

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1945) , especialização em Estatística pela Universidade de São Paulo (1967) , mestrado em Master of Arts pela Michigan State University (1959) e doutorado em Business Administration pela Stanford University (1971) . Atualmente é do Fundação Getúlio Vargas - SP, Professor Emérito do Fundação Getúlio Vargas - SP e Professor do Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1945) , especialização em Estatística pela Universidade de São Paulo (1967) , mestrado em Master of Arts pela Michigan State University (1959) e doutorado em Business Administration pela Stanford University (1971) . Atualmente é do Fundação Getúlio Vargas - SP, Professor Emérito do Fundação Getúlio Vargas - SP e Professor do Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Roberta Travaglini Gonçalves, Sana Domus

Possui graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001) e especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública - USP (2002) . Atualmente é Consultora da Sana Domus. Tem experiência na área de Biologia Geral.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Vital Ribeiro Filho, FGV - São Paulo - SP

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (1984) , especialização em Administração de Serviços de Saúde pelo Fundação Getulio Vargas - SP (1987) e mestrado em Administração de Empresas pelo Fundação Getulio Vargas - SP (2005) . Atualmente é Arquiteto da Coordenadoria de Controle de Doenças e Pesquisador do Fundação Getulio Vargas - SP. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária , com ênfase em Saneamento Básico. Atuando principalmente nos seguintes temas: Indústria da saúde, Desenvolvimento sustentável, Gestão ambiental, Cadeia de valor, Resíduos de serviços de saúde e Meio ambiente.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-07-12

Como Citar

Machline, C., Gonçalves, R. T., & Filho, V. R. (2006). O gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde de uma amostra de hospitais nacionais. Revista De Ciências Da Administração, 8(16), 316–330. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos