Foucault e estudos organizacionais: ampliando as possibilidades de análise

Autores

  • Maria Cecília Pereira FPAS - Belo Horizonte - MG
  • Mayara Maria de Jesus Muniz UFLA - Lavras - MG
  • Juvêncio Braga de Lima UPM - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Considerando a obra de Foucault e as interfaces de suas idéias com os estudos organizacionais, acredita-se que sua utilização deva ultrapassar a analítica do poder disciplinar. Objetivou-se apresentar uma proposta para a utilização das idéias de Foucault nesta pesquisa, considerando as três fases de sua obra: arqueologia, genealogia e ética. Ao focalizar a arqueologia, propõe-se o rompimento com alguns pressupostos do funcionalismo neste campo, priorizando o estudo dos “discursos organizacionais”. Quanto à genealogia, a proposta é avançar na análise do poder disciplinar, considerando a abordagem do poder relacional e da biopolítica, redirecionando a atenção da disciplina para o contexto institucional, no qual a organização está inserida. No que se refere à ética, defende-se que a análise das práticas deve incluir a análise das próprias “subjetividades”, constituintes da organização, perguntando-se quais são as escolhas dos membros organizacionais e como essas direcionam-se no ambiente de trabalho.

Biografia do Autor

Maria Cecília Pereira, FPAS - Belo Horizonte - MG

Bacharel em Administração, mestrado e doutorado em Administração pela UFLA (2007). Professora Adjunta da FPAS. Pesquisadora UFLA/FAPEMIG: sentidos do desemprego industrial; UFMG/FAPEMIG: projeto estrada real.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Mayara Maria de Jesus Muniz, UFLA - Lavras - MG

possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005). Atualmente é mestranda da Universidade Federal de Lavras, na linha de pesquisa Organizações, Mudanças e Gestão Estratégica. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Juvêncio Braga de Lima, UPM - São Paulo - SP

possui graduação em Agronomia pela UFCE (1971), mestrado em Sociologia Rural pela USP (1979), mestrado em Sociologia ( Diplôme d'Études Approfondies) - Université de Montpellier III (1983) e doutorado em Sociologia - Université de Montpellier III (1986). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Administração / Organizações, enfocando principalmente os seguintes temas: empreendedorismo, estratégias, aprendizagem e cultura organizacional em pequenas empresas e empresas familiares.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-12

Como Citar

Pereira, M. C., Muniz, M. M. de J., & Lima, J. B. de. (2007). Foucault e estudos organizacionais: ampliando as possibilidades de análise. Revista De Ciências Da Administração, 9(17), 93–110. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos