O processo de implantação de novas tecnologias e a busca da sinergia entre indivíduo e organização

Autores

  • Gesinaldo Ataíde Candido UFCG - Campina Grande - PB
  • Aline França de Abreu UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O trabalho apresenta e discute alguns modelos existentes na literatura que discutem o processo de implantação de novas tecnologias, segundo enfoques individual e organizacional, a partir daí, procura a consolidação de um modelo. Esta consolidação é buscada através do princípio sócio-técnico, em que a organização é visualizada como um conjunto de indivíduos e grupos envolvidos em freqüentes e intensas relações internas e externas, as quais precisam ser levadas em consideração em qualquer processo de mudança. Neste sentido, o artigo reforça a necessidade das estratégias de implantação de novas tecnologias nas organizações levarem em considerações aspectos sócio-comportamentais como condição básica para o sucesso deste processo de mudança.

Biografia do Autor

Gesinaldo Ataíde Candido, UFCG - Campina Grande - PB

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professor Titular em Administração Geral da UFCG (2005), atuando no cursos de graduação em Administração e junto ao Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais. Atua também como professor permanente junto ao programa de pós-graduação em Engenaharia de Produção e como professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Adminsitração da UFPB. Líder do GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia), cadastrado no diretório de grupos de pesquisa CNPq. Avaliador de vários periódicos científicos e referee em vários eventos científicos. Avaliador Institucional e de Cursos Junto ao MEC/INEP/SINAES. É autor de vários artigos publicados em periódicos e apresentados em eventos. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, dentro do edital Universal e de Apoio Técnico. Seus atuais temas e áreas de interesse, envolvem: Competitividade Sistêmica e Desenvolvimento Local, Capital Social, Sustentabilidade, Gestão de Recursos Naturais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Aline França de Abreu, UFSC - Florianópolis - SC

Concluiu o Doutorado em Information Technology - Faculty of Engineering - University of Waterloo em 1995. Atualmente é professora de terceiro grau da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Candido, G. A., & Abreu, A. F. de. (2002). O processo de implantação de novas tecnologias e a busca da sinergia entre indivíduo e organização. Revista De Ciências Da Administração, 4(8), 19–30. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos