Mudança cultural na siderúrgica Riograndense: a construção de um novo mundo

Autores

  • Rosimeri de Fatima Carvalho da Silva UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

No presente artigo analisam-se as mudanças observadas numa usina siderúrgica do Grupo Gerdau, situada em Sapucaia do Sul – RS, sob o ângulo da mudança cultural. Observa-se, a partir da análise da implantação da Gestão da Qualidade Total, a criação de um novo mundo na organização, com a transformação de algumas das evidências que fundamentavam a cultura organizacional e a operacionalização diferenciada de antigas evidências. A mudança parece caracterizar-se como incrementalismo cultural, na tipologia de Gagliardi (1986).

Biografia do Autor

Rosimeri de Fatima Carvalho da Silva, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado em Sociologia -pela Universite de Paris VII - Denis Diderot (1995) e doutorado em Administração - Ecole de Hautes Etudes Commerciales (1999). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração, coordenadora do núcleo local do Observatório da Realidade Organizacional e pesquisadora do CNPq. Avaliadora das principais revistas e eventos científicos da área no país. Seus interesses de pesquisa são: poder e controle nas organizações, empresarização, cultura organizacional e cultura nacional.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Silva, R. de F. C. da. (2002). Mudança cultural na siderúrgica Riograndense: a construção de um novo mundo. Revista De Ciências Da Administração, 4(8), 47–60. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos