As Funções Administrativas e as Práticas Gerenciais na Educação Superior Privada

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Marino Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adelcio Machado dos Santos
  • Alexandre Moraes Ramos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p95

Resumo

O artigo busca contextualizar as práticas gerenciais que configuram as funções administrativas de planejamento, organização, direção e controle como um diferencial competitivo para o segmento privado da educação superior. A digressão teórica elenca aspectos relacionados à educação superior no cenário atual, bem como um delineamento concreto sobre contributos que confirmam a inferência de determinadas práticas gerenciais que consolidam a gestão da educação superior no âmbito da livre iniciativa. Para tal, as interações metodológicas ocorrem sob as orientações da pesquisa acadêmica, bibliográfica de caráter documental indireto e que se classifica como intervencionista, descritiva-explicativa, de cunho qualitativo e designada como uma pesquisa participante. Os resultados das investigações permitem concluir que as funções administrativas tornam-se diferenciais competitivos no contexto da educação superior privada a partir da institucionalização de práticas gerenciais, como metodologias de planejamento universitário, de gestão por competências e de consolidação da avaliação institucional que se configura como um método de organização e controle aplicado às instituições.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmico do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu- Mestrado- Profissional em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera (FACIERC/Criciúma) e Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera (FACIERC/Criciúma). Desde 2008 atuando como Coordenador de Avaliação e Pesquisas Institucionais e Presidente da Comissão Própria de Avaliação da FACIERC (CPA-FACIERC) com experiência e desempenho nas áreas que se voltam à Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior e na implantação dos processos de gestão institucional e coordenação de cursos com base nas prerrogativas do SINAES, sendo responsável pela implantação do Projeto de Avaliação Institucional da FACIERC. Atua, também, como Auxiliar de Coordenação de Cursos responsável pela Coordenação do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Administração e Sistemas de Informação da FACIERC, subsidiando a construção, implementação, avaliação e atualização de Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação e na preparação das ações preparatórias para o ENADE. Ainda no contexto da FACIERC, atua como Coordenador de Projetos Institucionais, coordenando o desenvolvimento do Projeto Pedagógico Institucional, bem como as atividades de reflexão com base no Plano de Desenvolvimento Institucional e na construção dos projetos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Instituição. Na área docente preconiza temas como: administração geral, empreendedorismo, gestão estratégica, gestão de pessoas, gestão do conhecimento e metodologia científica e comportamento humano na organização. Possui experiência profissional na área da Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior. Atualmente é professor titular do Curso de Administração da FACIERC, ministrando as disciplinas de gestão de processos e administração mercadológica I, e professor da disciplina de Organizações, Sistemas e Métodos do curso de Sistemas de Informação da Instituição. Atua, também, como Assessor Educacional do Colégio Energia-Sul de Criciúma, desenvolvendo, atualizando e avaliando os Projetos Pedagógicos Institucionais.

Alexandre Marino Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Professor adjunto do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente é Vice-Diretor do Centro Sócio-Econômico, onde também já desempenhou as funções de Coordenador do curso de graduação em Administração, Sub-Chefe do Departamento de Ciências da Administração - CAD, e Sub-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração - CPGA/UFSC. Desenvolve suas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, além de consultorias, nas áreas de Administração Financeira, Formação de Administradores e Gestores, Administração Pública e Universitária.

Downloads

Publicado

2013-04-03

Como Citar

Francisco, T. H. A., Costa, A. M., Santos, A. M. dos, & Ramos, A. M. (2013). As Funções Administrativas e as Práticas Gerenciais na Educação Superior Privada. Revista De Ciências Da Administração, 15(35), 95–107. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p95

Edição

Seção

Artigos