Imagens Organizacionais em Empresas Brasileiras: detecção e análise com técnicas de mineração de dados

Autores

  • Eliana Rocío Rocha Blanco Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Angel Cobo Ortega Departamento de Matemática Aplicada y Ciencias de la Computación Universidad de Cantabria
  • Adolfo Alberto Vanti Programa de Doutorado em Administração e Mestrados em Ciências Contábeis e Administração Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Silvio Johann Departamento FGV-Management – Programas MBA Fundação Getúlio Vargas (FGV)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n37p105

Resumo

As imagens organizacionais permitem visualizar o contexto empresarial em que as organizações estão inseridas, definindo modelos comportamentais que correspondam à sua cultura organizacional. Este trabalho se iniciou com o enfoque originário em Morgan (1986) e foi instrumentalizado com 35 questões para o diagnóstico das metáforas em uma amostra de empresas localizadas no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foi realizada uma análise quantitativa através de técnicas de data mining. As técnicas empregadas permitiram identificar com maior claridade as imagens presentes na amostra. As análises realizadas resultam de uma grande importância para a gestão e cultura do comportamento empresarial, já quem com as metáforas ou as imagens é possível trabalhar melhor para alcançar os objetivos organizacionais.

Biografia do Autor

Eliana Rocío Rocha Blanco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Bacharel, Mestre e Doutor em Administração de Empresas. Professor Titular na UNISINOS atuando como docente e pesquisador desde 1990. Atua nos PPG's de Administração (Doutorado e Mestrado) e Ciências Contábeis (Mestrado) na área de Tecnologia de Informação para Negócios. Participa como pesquisador/colaborador em projetos internacionais como Eureka/Cyted e Fundación Carolina Santander (2010/2011). Foi bolsista Capes em mestrado, doutorado e pós doutorado. Coordena 02 projetos de pesquisa: (1) de Governança de Tecnologia da Informação (GTI)/Business Intelligence (BI) e (2) Sistema de apropriação de custos no setor de elétrica. Foi criador do MBA em Administração da Tecnologia da Informação (ATI) da Unisinos (premiado em 2o. lugar no ranking nacional já em sua primeira edição). Atuação empresarial de 07 anos entre 1982 e 1988 no Unibanco, Banco Real e Grupo de Telecomunicações RBS, após em consultoria. Avaliador MEC/INEP desde 2002. Coordena o grupo de pesquisas "Administração de Tecnologia da Informação (ATI)" CNPQ/Unisinos. Atua como docente nos PPG´s em Gestão Estratégica da Informação, Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão e Metodologia de Pesquisa.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

Rocha Blanco, E. R., Ortega, A. C., Vanti, A. A., & Johann, S. (2013). Imagens Organizacionais em Empresas Brasileiras: detecção e análise com técnicas de mineração de dados. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 105–120. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n37p105

Edição

Seção

Artigos