Economia solidária: possibilidade de (re)humanização do trabalho

Autores

  • Clesar Luiz Loch UFSC - Florianópolis - SC
  • Luciana Martins Amorim IBES - Blumenau - SC
  • Luciane Lehmkuhl Schmidt UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n20p57

Resumo

Este ensaio teórico busca suscitar algumas reflexões acerca do trabalho compreendido como elemento constitutivo do homem, porém, condicionado pela formação societal onde se insere. O trabalho pode ser concebido como fonte de criação, transformação e emancipação humana, como pode também assumir seus aspectos mais negativos, aqueles relacionados a tripalium. No modo de produção capitalista, onde o trabalho é concebido essencialmente como mero fator de produção, emergem suas conotações negativas. Por outro lado, princípios de modelos alternativos como o da economia solidária, de igualdade, de autonomia, por exemplo, podem representar um resgate da humanização do trabalho.

Biografia do Autor

Clesar Luiz Loch, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela UFSC (1988), especialização em Administração de Recursos Humanos pela UFSC (1991) , especialização em Gestão Empresarial pela FGV - RJ (1998) e mestrado em Administração pela UFSC (2005) . Atualmente é Administrador da UFSC. Tem experiência na área de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas: Criatividade, Trabalho, Universidade.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Luciana Martins Amorim, IBES - Blumenau - SC

Possui graduação em Administração pela UFSC (2001), pós-graduação a nível de especialização em Gestão de Pessoas pela Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicas da UFSC (2002) e mestrado em Administração pela UFSC (2005). Atualmente é professor titular do Instituto Blumenauense de Ensino Superior. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Luciane Lehmkuhl Schmidt, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela UFSC (1995) e mestrado em Administração pela UFSC (2005). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, gestão da qualidade.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

Loch, C. L., Amorim, L. M., & Schmidt, L. L. (2008). Economia solidária: possibilidade de (re)humanização do trabalho. Revista De Ciências Da Administração, 57–69. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n20p57

Edição

Seção

Artigos