A inovação e os fatores organizacionais característicos

Autores

  • Moises Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo - SP
  • Sergio Lex Universidade Presbiteriana Mackenzie - Sâo Paulo - SP
  • Cláudio Alberto de Moraes Universidade Presbiteriana Mackenzie - Sâo Paulo - SP
  • Gilberto Perez Universidade Presbiteriana Mackenzie - Sâo Paulo - SP
  • Patricia Gonçalves Vidal Universidade Presbiteriana Mackenzie - Sâo Paulo - SP
  • Gisleine Bartolomeu Fregoneze Corrêa Universidade Presbiteriana Mackenzie - Sâo Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p76

Resumo

O objetivo do presente estudo é o de identificar os fatores organizacionais determinantes para que uma empresa possa ser considerada inovadora na indústria de equipamentos Eletro-Médicos. A pesquisa foi feita dentro do enfoque quantitativo, intencionando obter a visão dos próprios fabricantes de equipamentos quanto aos fatores organizacionais característicos que contribuem para o sucesso do processo de inovação. Foram pesquisados 46 fabricantes de equipamentos Eletro-Médicos por meio de uma amostra não probabilística por conveniência. A análise quantitativa com tratamento estatístico multivariado, por meio da análise fatorial, indicou a presença de seis fatores respondendo por 80,6% da variância total, sendo que apenas dois fatores determinantes das organizações pesquisadas, “Liderança e Comprometimento” e “Reconhecimento e Interação” respondem respectivamente por 47% e por 9 % da variância total.

Biografia do Autor

Moises Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo - SP

Possui graduação em Economia pela USP (1971), mestrado em Administração pela USP (1983) e doutorado em Administração pela USP (1989). Tem curso de especialização na França, BEICIP - Bureau d'Études Industrielles et du Petrole. É professor doutor da area de Mestrado e Doutorado em administração da Unversidade Mackenzie. Atualmente é Diretor do Centro de Ciencias Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie que congrega as escolas de Administração, Economia e Ciencias Contabeis e os curso de Mestrado e Doutorado em Administração e o Mestrado Profissional em Controladoria Empresarial. É membro do Conselho Universitario da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi editor da RAM - Revista de Administração Mackenzie, qualificada como nacional A pelo sistema Qualis. No CCSA - Centro de Ciencias Sociais Aplicadas da Universidade Mackenzie foi Coordenador de Pesquisa envolvendo 13 nucleos de estudos e pesquisas. Foi tambem Coordenador do NEPEI - Nucleo de Estudos e Pesquisas em Estrategia e Inovação. É membro permanente ad hoc do Conselho Cientifico da Universidade Mackenzie. Atualmente é parecerista da- RAUSP. Revista de Administração, - PIBIC, - , RAE - Revista de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - RAM. Revista de Administração Mackenzie, - RAC. Revista de Administração Contemporânea, Revista Gestão e Regionalidade do IMES, - GEPROS, - ENANPAD, - BALAS, - 3 Es - ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA , ACADEMY OF MANAGEMENT, IBEROAMERICAN, CLADEA, entre outros. É consultor ad hoc do CNPq e da FAPESP. Tambem é consultor ad hoc do Paraná Cidade e da Comissão de Serviços Públicos do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estrategia, Planejamento Estratégico e Inovação. Tem desenvolvido estudos nos setores hospitalar, eletro-eletronico, planos de saude, aluminio, energia eletrica, petroquimica, entre outros. Teve no ENAMPAD de 2007 trabalho indicado os tres melhores na area de estrategia de organizações. No ENAMPAD de 2008 foi considerado dentre os cinco melhores avaliadores das revistas da ANPAD.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Sergio Lex, Universidade Presbiteriana Mackenzie - Sâo Paulo - SP

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Cláudio Alberto de Moraes, Universidade Presbiteriana Mackenzie - Sâo Paulo - SP

Mestre em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. .

Gilberto Perez, Universidade Presbiteriana Mackenzie - Sâo Paulo - SP

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Patricia Gonçalves Vidal, Universidade Presbiteriana Mackenzie - Sâo Paulo - SP

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Gisleine Bartolomeu Fregoneze Corrêa, Universidade Presbiteriana Mackenzie - Sâo Paulo - SP

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo – USP. Professor da Universidade de São Paulo. Endereço: Rua Amsterdam, 39, Bairro Euroville, Bragança Paulista, SP. CEP: 12917-042.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

Zilber, M. A., Lex, S., Moraes, C. A. de, Perez, G., Vidal, P. G., & Corrêa, G. B. F. (2008). A inovação e os fatores organizacionais característicos. Revista De Ciências Da Administração, 10(21), 76–96. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p76

Edição

Seção

Artigos