A Dinâmica do Significado do Trabalho na Iminência de uma Privatização

Autores

  • Marcia Prezotti Palassi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alfredo Leite da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n38p47

Resumo

Este artigo visa a evidenciar a dinâmica do significado do trabalho na iminência da privatização de uma empresa do setor de saneamento brasileiro. A discussão apoia-se nas ideias do MOW (1987) sobre a construção do significado do trabalho e de Tajfel (1981) sobre a pertença a grupos sociais. A ênfase na iminência baseia-se no entendimento de Figueiredo e Viana (1982) de que a contínua expectativa de frustração gera impacto diferenciado em relação a uma situação definida. Os dados foram coletados por meio de observação participante e de questionários. Os dados quantitativos foram analisados através da estatística descritiva e os qualitativos submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram uma dinâmica que fragmenta os significados do trabalho na iminência da privatização e se apresenta associada a diferentes sentidos e aspectos da situação. Propõe-se que a fragmentação do significado do trabalho diante da iminência de determinadas situações repita-se em outros contextos na atualidade.

Biografia do Autor

Marcia Prezotti Palassi, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutoranda em Psicologia Social na Universidad Complutense de Madrid/Espanha, doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e professora do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo.

Alfredo Leite da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Administração pela UFMG, mestre em Administração pela UFES  e professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2014-04-14

Como Citar

Palassi, M. P., & Silva, A. L. da. (2014). A Dinâmica do Significado do Trabalho na Iminência de uma Privatização. Revista De Ciências Da Administração, 16(38), 47–62. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n38p47

Edição

Seção

Artigos