Governança corporativa e responsabilidade social corporativa: uma revisão sistemática desta relação

Autores

  • Janaína Gabrielle Moreira Campos da Cunha Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR http://orcid.org/0000-0001-7826-6675
  • Sandro Deretti Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Eduardo Damião da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n43p123

Resumo

As temáticas Responsabilidade Social Corporativa – RSC e Governança Corporativa - GC contemplam diversas definições na literatura científica. Fica evidente que por não possuírem um sentido único, sujeito a várias interpretações, estes campos geram muitas discussões e divergências quanto as suas definições e também relações. Assim, este estudo apresenta a contribuição do que foi produzido acerca da RSC e GC para o desenvolvimento do conhecimento da área, realizando o levantamento e investigação da produção acadêmica nacional e internacional da relação entre os referidos temas. Procedeu-se busca em periódicos internacionais de maior fator de impacto no campo da administração e nos principais periódicos nacionais nos últimos 5 anos. Analisou-se 44 trabalhos sendo 26 adequados ao estudo. Elaborou-se uma revisão sistemática, com a categorização em 6 eixos temáticos explorando as contribuições teóricas e metodológicas. Os achados deste estudo possibilitam a determinação de rumos para novas pesquisas que possam avançar neste campo de estudo. 

Biografia do Autor

Janaína Gabrielle Moreira Campos da Cunha, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Possui graduação em Administração com Habilitação em Gestão Portuária pela Universidade Estadual do Paraná -Campus Paranaguá (2009) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Paraná-Campus Paranaguá (2013).Especialista em Administração e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Paraná-Campus Paranaguá (2014). Mestranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando no grupo de pesquisa de Sustentabilidade nas organizações (GPSO). Experiência profissional na área de Administração, Controladoria, Gestão Ambiental e Gestão da Qualidade (8 anos).

Sandro Deretti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutorando em administração pela PUCPR, linha de pesquisa Processos Estratégicos (grupo de pesquisa Marketing e Comportamento do Consumidor, 2013). Mestre em Gestão, Ciência e Tecnologia da Informação pela UFPR, linha de pesquisa Informação, Conhecimento e Estratégia (2012). Especialista em Marketing pela UFPR (2006). Bacharel em Administração pela UFPR (2004). Professor de marketing no curso de graduação e de pós-graduação em administração (lato sensu) na Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá, desde maio de 2010. Exerceu atividade docente entre os anos de 2006 a 2009, ministrando as disciplinas de marketing, teoria das organizações e orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC) no curso de graduação em administração da Faculdade Cenecista de Campo Largo. Entre os anos de 1989 a 2010 exerceu funções de representante comercial e gerente de vendas na Impercron Tintas e Vernizes. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão de marketing e de vendas.



Eduardo Damião da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1993), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Programa Ph.D. In Management Sciences pela Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas - ESADE, Barcelona (2001). Atualmente é Decano da Escola de Negócios da PUCPR e Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi Pró-Reitor Acadêmico e Pró-Reitor de Desenvolvimento da PUCPR. Foi Decano (Diretor) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Escola de Negócios PUCPR e Diretor (coordenador) do PPAD - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da PUCPR. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia competitiva e corporativa, competitividade, clusters, planejamento estratégico, desenvolvimento de cenários, governança corporativa e gestão estratégica de custos. Atua como Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD - da PUCPR, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas, no curso de Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas. Foi coordenador do Mestrado Interinstitucional em Administração - MINTER - realizado entre a PUCPR e a UNIVILLE. Foi Diretor do Instituto Superior de Administração - ISAD - órgão da Escola de Negócios PUCPR responsável pelos cursos in company e projetos de assessoria e consultoria. É membro Afiliado ao - The Institute for Strategy and Competitiveness, led by Michael E. Porter, Bishop University Professor, studies competition and its implications for company strategy; the competitiveness of nations, regions and cities, localizado na Harvard Business School.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Cunha, J. G. M. C. da, Deretti, S., & Silva, E. D. da. (2015). Governança corporativa e responsabilidade social corporativa: uma revisão sistemática desta relação. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 123–140. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n43p123

Edição

Seção

Artigos