Integração do Planejamento Estratégico ao Pensamento Estratégico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p29

Resumo

O planejamento estratégico é um termo amplamente utilizado por organizações de modo a pontuar a implementação por meio de análise de ambientes, monitoramento e avaliação de desempenho institucional, orçamentação e tomada de decisão, que tem se mostrado eficaz, embora apresente controvérsias, principalmente no meio científico. Nessa perspectiva, o propósito deste ensaio é refletir sobre o modo de pensar o planejamento na estratégia organizacional de forma a maximizar os resultados. Com base em revisão da literatura, são apresentadas e discutidas diversas concepções teóricas acerca do tema planejamento estratégico e pensamento estratégico, de modo a descrever e caracterizar diferentes pensamentos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa por meio de livros, dissertação, teses e artigos científicos de forma a aprofundar-se sobre o tema e reunir um arcabouço teórico. Desse modo, o pensamento estratégico pode ser entendido como parte do planejamento estratégico que incorpora intuição, criatividade e inovação à rotina, aos processos e à tomada de decisão.

Biografia do Autor

Jonilto Costa Sousa, Universidade de Brasília

Doutor em Administração – UnB. Professor do Programa de Pós Graduação em Gestão Pública.

Pedro Henrique Rodrigues de Camargo Dias, Instituto Federal de Brasília.

Mestre em Gestão Pública -UNB

Pos-graduação lato sensu em gestão pública - VERBO EDUCACIONAL - 2015

Pos-graduação lato sensu em perícia, auditoria e contabilidade -UNOPAR, ano 2013

Pos-graduação lato sensu gestão administrativa em organizações públicas - UDF , Ano 2013

Bacharel em Administração - UNOPAR, ano 2012

Graduando em tecnologia em gestão pública - IFB, provável, ano 2017. 

Atualmente, ocupa o cargo de administrador, e como bolsista de Professor Pesquisador em Curso Técnicos em Serviçoes Públicos, ambos no Instituto Federal de Brasília.

 

Downloads

Publicado

2017-05-01

Como Citar

Sousa, J. C., & Dias, P. H. R. de C. (2017). Integração do Planejamento Estratégico ao Pensamento Estratégico. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 29–44. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p29

Edição

Seção

Artigos