O que é, afinal, Marketing de Relacionamento? Uma Proposta de Conceito Unificador

Autores

  • Fernanda Bueno Cardoso Scussel Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Martin De La Martinière Petroll Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Elder Semprebon Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Rudimar Antunes da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n48p9

Palavras-chave:

Administração de Empresas, Marketing

Resumo

Estudiosos entendem que ainda não há consenso sobre a definição de marketing de relacionamento, necessitando que haja uma limpeza conceitual a partir do fomento de um conceito unificador (GRÖNROOS, 2009; AGARIYA; SINGH, 2011; DEMO; ROZZETT, 2013; DEMO et al., 2015). Sendo assim, o presente estudo teórico atualiza a pesquisa de Agaryia e Singh (2011) a partir de uma revisão bibliométrica das publicações sobre o tema entre os anos 2011 e 2015 e, após a análise dos 69 artigos encontrados, sugere, como contribuição teórica, um conceito unificador de marketing de relacionamento. Limitações e sugestões para pesquisas futuras também são mencionadas neste trabalho.

Biografia do Autor

Fernanda Bueno Cardoso Scussel, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAdm/UFSC).

Martin De La Martinière Petroll, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor do Programa de Pós-Graduação de Administração (PPGA), e do Departamento de Ciências da Administração da Univerdade Federal de Santa Catariana (UFSC).

Elder Semprebon, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Rudimar Antunes da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Professor do Programa de Pós-Graduação de Administração (PPGA), e do Departamento de Ciências da Administração da Univerdade Federal de Santa Catariana (UFSC).

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Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos