Planejamento de cenários: a evolução do pensamento prospectivo

Autores

  • Maurício Fernandes Pereira UFSC - Florianópolis - SC
  • Gilberto de Oliveira Moritz UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O mundo atual está mais instável do que em outros momentos em que vivemos. Em todas as regiões, as organizações estão enfrentando ameaças sem precedentes a sua estabilidade, face às inovações tecnológicas, mercados financeiros sem controle, consumidores mais bem informados, sociedade e governo cada vez mais atento em relação às responsabilidades sociais e ambientais das empresas. Todas essas forças estão exigindo das organizações preocupação e renovação do seu planejamento de longo prazo e a necessidade de utilizarem as técnicas de Cenários Prospectivos para melhor identificar as forças dinâmicas que prevalecerão nos próximos anos. Este artigo buscará esclarecer a origem do pensamento prospectivo que levou a criação e o desenvolvimento dessa técnica, sendo ela considerada, atualmente, uma das mais inovadoras dentre as ferramentas utilizadas pela gestão estratégica das organizações.

Biografia do Autor

Maurício Fernandes Pereira, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Administração pela UFSC (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (1996), doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002). Atualmente é professor adjunto 2 da UFSC, revisor dos seguintes periódicos: Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), Revista Eletrônica de Administração, Revista de Administração de Empresas, Revista do CCEI, Gestão e Regionalidade, Alcance (Itajaí), Revista de Negócios da FURB, Revista Contextus, Revista Contemporânea de Economia e Gestão, e Revista de Gestão USP (1809-2276), Revista de Administração Mackenzie, Revista de Administração da UNIMEP, Revista Eletrônica de Administração, Santa Lúcia em Revista, Revista de Administração e Inovação, Revista de Administração de Empresas, Revista Eletrônica Unisul, Santa Lúcia em Revista. Membro de corpo editorial da Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC). Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamento Estratégico/Estratégia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Gilberto de Oliveira Moritz, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela UFSC (1971) , especialização em Administração de Empresas pelo Fundação Getulio Vargas - SP (1974) , mestrado em Administração pela UFSC (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2004) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Pereira, M. F., & Moritz, G. de O. (2005). Planejamento de cenários: a evolução do pensamento prospectivo. Revista De Ciências Da Administração, 7(13), 131–147. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos