Compreender o Agir Organizacional para Construção de Capacidades Dinâmicas: uma análise exploratória

Autores

  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL)
  • André Luis Silva Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP)
  • Rafael Borim-de-Souza Universidade Federal do Paraná (PPGADM/UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p131

Resumo

Neste estudo, de caráter bibliográfico, inter-relaciona-se as características de um fenômeno – capacidades dinâmicas – a outro fenômeno – o agir social organizacional. O objetivo é fundamentar um modelo interpretativo do processo cíclico de construção das capacidades dinâmicas pelos agentes sociais em seu agir organizacional. A partir da discussão teórica realizada, argumenta-se que os processos de ações e de decisões realizados pelos gestores em seu agir organizacional, pautando-se pelo fator ético e racional, são elementares para a construção de um processo cíclico das capacidades dinâmicas. Considerando esse argumento, questiona-se a prerrogativa de que as organizações são dependentes de recursos fixos para enfrentarem as transformações do ambiente. Para tanto, articulou-se o entendimento de que o uso das capacidades dinâmicas internalizadas nas práticas dos agentes sociais torna-se meio para se aperfeiçoar a aprendizagem organizacional oriunda dos processos decisórios. Por fim, contribui-se com a sistematização de um modelo interpretativo do processo cíclico de construção das capacidades dinâmicas pelos agentes sociais em seu agir organizacional.

Biografia do Autor

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL)

Pós-Doutorado pela University of Western Ontario. Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

André Luis Silva, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP)

Doutor pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV).

Rafael Borim-de-Souza, Universidade Federal do Paraná (PPGADM/UFPR)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (PPGADM/UFPR). Realiza estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (PPGA-UEL).

Downloads

Publicado

2015-08-14

Como Citar

Munck, L., Silva, A. L., & Borim-de-Souza, R. (2015). Compreender o Agir Organizacional para Construção de Capacidades Dinâmicas: uma análise exploratória. Revista De Ciências Da Administração, 1(2), 131–144. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p131

Edição

Seção

Artigos