As Instituições e sua Compreensão: seria algo propício às premissas interpretativistas?

Autores

  • Marcio Luis Massaro UEL- Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p148

Resumo

Críticas voltadas à Teoria Institucional (TI), atentam principalmente contra sua fragilidade metodológica. É perceptível que sua base funcionalista, não proporciona um aparato metodológico adequado, às pesquisas na área, o que, limita suas contribuições para o desenvolvimento do conhecimento em Estudos Organizacionais. A despeito das divergências paradigmáticas entre Funcionalismo e Interpretativismo, nas proposições de Burrel e Morgan (2006), este ensaio propõe a aproximação de ambos, através do uso da fenomenologia como recurso metodológico para os estudos no âmbito da TI. O pressuposto central é de que, a fenomenologia, como instrumental metodológico, pode potencializar os resultados no campo da TI, à medida que lhe confira maior capacidade de subjetivar suas análises. O estudo é de ordem qualitativa, no modelo de ensaio teórico, de cunho descritivo. Concluiu-se que existem pontos de convergências entre as duas linhas de pensamento, que torna viável e desejável, a aproximação da fenomenologia como ferramenta metodológica para a TI.

Biografia do Autor

Marcio Luis Massaro, UEL- Universidade Estadual de Londrina

Discente do Programa de Mestrado em Administração PPGA-UEL. Possui MBA Executivo em Marketing pelo ISAE/FGV. É Bacharel em Economia pela Universidade Estadual de Londrina UEL. Professor de Economia e Logística na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR-Campus Londrina. Professor e Coordenador do Curso de Administração da FACCAR- Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia.

Downloads

Publicado

2017-05-01

Como Citar

Massaro, M. L. (2017). As Instituições e sua Compreensão: seria algo propício às premissas interpretativistas?. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 148–162. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p148

Edição

Seção

Artigos