Educação superior e sustentabilidade: entendimentos dos gestores de uma instituição de ensino superior

Autores

  • Nelson Santos Machado Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Josiane Weber Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Amélia Silveira Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Leandro Petarnella Universidade Nove de Julho - Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n51p42

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento que busca definir um conjunto de indicadores de sustentabilidade que atenda às especificidades de uma Instituição de Ensino Superior (IES). O objetivo foi identificar, no entendimento dos gestores, qual a responsabilidade da IES frente à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento de estudo de caso. As técnicas de coleta foram a pesquisa bibliográfica e documental e a entrevista semiestruturada, com dez gestores da instituição. Os gestores indicam a importância da aplicação dos conceitos de sustentabilidade nas práticas de gestão para que sirvam de exemplo às demais instituições, e contribui para o desenvolvimento sustentável da região em que atuam. Foram relacionadas pelos respondentes inúmeras ações desenvolvidas na IES. Estes resultados oferecem subsídios para a construção de um sistema de indicadores de sustentabilidade que permite o acompanhamento e a avaliação da efetividade das ações desenvolvidas.

Biografia do Autor

Nelson Santos Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Formação

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (2002)

Mestre em Administração pela UFSC (1998)

Especialização em Desenvolvimento Gerencial pela Unoesc (1995)

Graduado em Administração pela PUC-RS (1992)

Dados Profissionais:

Cargo atual: Professor Titular

Departamento: Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Administração

Instituição: Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Data admissão: 01/03/1994

Endereço completo: Avenida Nereu Ramos, 3777-D, Bairro Seminário, Chapecó, SC, CEP 89.813-000

Telefone: (49) 3319-2625

Área: Administração - Linha de pesquisa: Sustentabilidade em Organizações e Estratégia e Competitividade

Experiência: Atua como Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Mestrado Profissional em Administração, aprovado pela CAPES em 2012, e Doutorado em Administração, aprovado pela Capes em 2016. Desenvolve estudos nas Linhas de Pesquisa de Sustentabilidade em Organizações e Estratégia e Competitividade. Seus temas preferenciais de investigação são: Estratégia e Sustentabilidade, Competitividade e Estratégia, Gestão Estratégica e Planejamento Estratégico, Gestão Universitária. Atuou durante 12 anos como Pró-reitor e Vice-reitor Acadêmico da Unoesc. Sua experiência de pesquisa tem consolidado a construção e refinamento de metodologia de planejamento estratégico adaptada à realidade das pequenas e médias empresas. Também está investigando, pela via da pesquisa-ação, as interfaces entre planejamento estratégico e inovação, no âmbito de empreendimentos pré-incubados no NIT da Unoesc Chapecó.

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763805Y3

Josiane Weber, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestre em Administração pela UNOESC (2016)

Especialização em Controle da Gestão Pública pela UFSC (2012)

Graduado em Administração pela Unochapeco (2005)

Cargo atual: Administradora

Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul

Data inicio: 04/2010

Área: Administração - Linha de pesquisa: Sustentabilidade em Organizações

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, especialmente em indicadores de sustentabilidade.

Amélia Silveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP.

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGA/ UFSC. 

Pós-Doutor em Ciências de La Información pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

Pós-Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP - FEA/USP. 

Professor Titular da UFSC atuou no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), até 1998, quando se aposentou.

Atuou na Universidade Regional de Blumenau (FURB), no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) e no Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração, de 1999 a 2012. Na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), como professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), no nível de Doutorado, e no Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), de 2011 a fevereiro de 2016.

Desde março de 2016 integra o Curso de Doutorado em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) como professor e pesquisador, atuando na Área de Concentração em Sustentabilidade, Empreendedorismo, e Territorialidade, na Linha de Pesquisa em Gestão Organizacional e Empreendedorismo. Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade em Organizações.

Leandro Petarnella, Universidade Nove de Julho - Uninove

Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (2011)

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2014)

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (2008)

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (2002)

Licenciado em Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2005)

Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Dottori de Ensino Superior (2012).

Professor do Departamento de Ciências Gerenciais da Universidade Nove de Julho (2008-atual)

Linhas de pesquisa: Educação (filosofia da educação, sociologia da educação, cotidiano escolar, educação ambiental), Administração (sustentabilidade, formação profissional, ensino-pesquisa em administração)

Possui experiência na área da Educação e da Administração, com ênfase em processos de ensino e aprendizagem atuando, principalmente, com seguintes temas: educação, comunicação, administração, formação de professores, tecnologias midiáticas e digitais e sustentabilidade e diversidade.

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Machado, N. S., Weber, J., Silveira, A., & Petarnella, L. (2018). Educação superior e sustentabilidade: entendimentos dos gestores de uma instituição de ensino superior. Revista De Ciências Da Administração, 20(51), 42–54. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n51p42

Edição

Seção

Artigos