Rumo à gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso em uma organização pública paulista

Autores

  • Wesley Ricardo Souza Freitas Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
  • Charbel José Chiappetta Jabbour Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n26p163

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as principais características das práticas de Recursos Humanos numa organização pública paulista, além de procurar responder à questão: a gestão de Recursos Humanos na organização Y é compatível com os atuais paradigmas dessa área de gestão, considerados mais estratégicos? Para realização desta pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, através do estudo de caso. Os dados primários foram obtidos através de entrevistas informais e dados secundários foram obtidos através da análise de informações e documentos disponibilizados no site da organização e também da observação direta da rotina organizacional. Os resultados alcançados indicam que, apesar da organização utilizar a denominação “administração estratégica de Recursos Humanos”, apresenta uma abordagem voltada para a administração dos aspectos legais e operacionais da área. As práticas de recursos humanos encontram-se desintegradas e algumas inexistem dentro de uma perspectiva sistêmica (plano de carreira e treinamento). O artigo registra diversas propostas para que a organização analisada tenha uma gestão de recursos humanos mais estratégica. Acredita-se que se a organização adotar algumas das melhorias propostas neste artigo estará caminhando rumo à modernização de sua gestão e inserindo-se no novo contexto da nova gestão pública.

Biografia do Autor

Wesley Ricardo Souza Freitas, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e mestrando em Engenharia da Produção pela Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista.

Charbel José Chiappetta Jabbour, Universidade de São Paulo

Doutor em Engenharia da Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2010-07-09

Como Citar

Freitas, W. R. S., & Jabbour, C. J. C. (2010). Rumo à gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso em uma organização pública paulista. Revista De Ciências Da Administração, 12(26), 163–188. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n26p163

Edição

Seção

Artigos