Empreendedorismo: uma filosofia para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza

Autores

  • Ronald Jean Degen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p11

Resumo

O autor chegou ao Brasil nos anos 70 e encontrou pobreza extrema nas favelas e uma das maiores desigualdades de renda entre ricos e pobres do mundo. Convidado a dar aula na FGV, iniciou em 1980 o ensino do empreendedorismo com o objetivo de incentivar os alunos a empreender e assim promover o crescimento econômico para reduzir a pobreza e a desigualdade de renda. Retornando ao país em 2008 o autor faz uma reflexão das razões porque esses objetivos não foram alcançados apesar da atividade empreendedora na America Latina ser maior do que a de países como os EUA. A explicação está na motivação da atividade empreendedora. O empreendedorismo por oportunidade tem um significante maior impacto sobre o crescimento econômico de um país do que o empreendedorismo por necessidade. Geralmente, o crescimento econômico de um país de baixa renda é inversamente proporcional a sua atividade empreendedora por necessidade e o crescimento econômico de um país de alta renda é diretamente proporcional a sua atividade empreendedora por oportunidade. O Brasil e a Colômbia têm somente 55% da atividade empreendedora motivada por oportunidades, enquanto que os EUA têm 80%, conforme mostra pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). A solução proposta pelo autor é as escolas técnicas e as universidades reestruturarem os seus cursos de empreendedorismo, que não atingiram o seu objetivo de promover o crescimento econômico, e incentivar mais o empreendedorismo por oportunidade orientado para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza e o empreendedorismo por necessidade para eliminar a pobreza extrema.

Biografia do Autor

Ronald Jean Degen

Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia Mauá de São Paulo. Pós-graduado em automação pela ETHZ da Suíça. MBA pela Universidade de Michigan dos EUA. Cursos de extensão no IMD na Suíça e nas Universidades de Stanford, MIT e Harvard nos EUA.

Downloads

Publicado

2008-11-03

Como Citar

Degen, R. J. (2008). Empreendedorismo: uma filosofia para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza. Revista De Ciências Da Administração, 10(21), 11–30. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p11

Edição

Seção

Artigos