O ensino a distância e o setor produtivo: levando a universidade ao local de trabalho

Autores

  • Dulce Márcia Cruz
  • Ricardo Miranda Barcia

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo decreve a experiência de dois cursos a distância por videoconferência e Internet oferecidos pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSC para a Petrobras e para a Siemmens. Respondendo à demanda do setor produtivo, a criação e administração destes cursos vem incorporando as tendências de flexibilização dos processos produtivos identificados com a etapa do Pós-Fordismo. A análise da percepção dos alunos e professores dos dois cursos mostra que as estratégias pedagógicas utilizadas são fortemente determinadas pelas limitações técnicas e pelo preparo docente para usar a tecnologia. Além disso, o novo modelo ilumina questionamentos não resolvidos no ensino presencial, principalmente aqueles relacionados ao papel do professor como facilitador e não mais como única fonte de conhecimento e informação.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Como Citar

Cruz, D. M., & Barcia, R. M. (1999). O ensino a distância e o setor produtivo: levando a universidade ao local de trabalho. Revista De Ciências Da Administração, 1(2), 25–35. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos