Suporte e aprendizagem organizacional: análise à luz do contexto cooperativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89812

Palavras-chave:

Suporte organizacional, Aprendizagem organizacional, Cooperativa agropecuária

Resumo

Objetivo: Este estudo objetiva analisar a influência da percepção de Suporte sobre os fatores que potencializam a Aprendizagem Organizacional, segundo a perspectiva dos colaboradores que atuam em uma cooperativa do ramo agropecuário. 

Metodologia/abordagem: Realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, em que participaram 262 colaboradores de uma cooperativa agropecuária, situada no Rio Grande do Sul/Brasil. O instrumento de coleta de dados foi composto pela Escala de Percepção de Suporte Organizacional, versão reduzida (EPSO-R) e pela Escala de Aprendizagem Organizacional. 

Originalidade/relevância: O suporte e a aprendizagem organizacional surgem como mecanismos para promover a realização pessoal e o bem-estar dos indivíduos na cooperativa estudada.

Principais resultados: Observa-se que os fatores Práticas de Gestão de Desempenho e das Práticas de Promoção e Recompensa (suporte organizacional) influenciam nos potencializadores da aprendizagem organizacional nesta cooperativa.

Contribuições teóricas: Este estudo contribui ao fazer uma análise quantitativa que destaca como práticas específicas de gestão de desempenho e promoção/recompensa influenciam a aprendizagem. Além de reforçar a importância de instrumentos validados e confiáveis para a coleta de dados.

Contribuição para a gestão: Esses achados fornecem uma base sólida para que os gestores desenvolvam e implementem políticas e práticas que não só beneficiem os colaboradores individualmente, mas também melhorem o desempenho e a sustentabilidade da organização como um todo.

Biografia do Autor

Amanda Oliveira Ramadam, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. 

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Titular Aposentada do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Voluntária do Programa de Pós-Graduação em Administração daUFSM. 

Jaime Peixoto Stecca, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria lotado no Colégio Politécnico.

Tarízi Cioccari Gomes Cogo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Linha de Pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

18-10-2024

Como Citar

Ramadam, A. O., Estivalete, V. de F. B., Stecca, J. P., & Cogo, T. C. G. (2024). Suporte e aprendizagem organizacional: análise à luz do contexto cooperativo. Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–26. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89812

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