Suporte e aprendizagem organizacional: análise à luz do contexto cooperativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89812

Palavras-chave:

Suporte organizacional, Aprendizagem organizacional, Cooperativa agropecuária

Resumo

Objetivo: Este estudo objetiva analisar a influência da percepção de Suporte sobre os fatores que potencializam a Aprendizagem Organizacional, segundo a perspectiva dos colaboradores que atuam em uma cooperativa do ramo agropecuário. 

Metodologia/abordagem: Realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, em que participaram 262 colaboradores de uma cooperativa agropecuária, situada no Rio Grande do Sul/Brasil. O instrumento de coleta de dados foi composto pela Escala de Percepção de Suporte Organizacional, versão reduzida (EPSO-R) e pela Escala de Aprendizagem Organizacional. 

Originalidade/relevância: O suporte e a aprendizagem organizacional surgem como mecanismos para promover a realização pessoal e o bem-estar dos indivíduos na cooperativa estudada.

Principais resultados: Observa-se que os fatores Práticas de Gestão de Desempenho e das Práticas de Promoção e Recompensa (suporte organizacional) influenciam nos potencializadores da aprendizagem organizacional nesta cooperativa.

Contribuições teóricas: Este estudo contribui ao fazer uma análise quantitativa que destaca como práticas específicas de gestão de desempenho e promoção/recompensa influenciam a aprendizagem. Além de reforçar a importância de instrumentos validados e confiáveis para a coleta de dados.

Contribuição para a gestão: Esses achados fornecem uma base sólida para que os gestores desenvolvam e implementem políticas e práticas que não só beneficiem os colaboradores individualmente, mas também melhorem o desempenho e a sustentabilidade da organização como um todo.

Biografia do Autor

Amanda Oliveira Ramadam, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. 

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Titular Aposentada do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Voluntária do Programa de Pós-Graduação em Administração daUFSM. 

Jaime Peixoto Stecca, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria lotado no Colégio Politécnico.

Tarízi Cioccari Gomes Cogo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Linha de Pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

Afzali, A., Motahari, A. A., & Hatami-Shirkouhi, L. (2014). Investigating the influence of perceived organizational support, psychological empowerment and organizational learning on job performance: an empirical investigation. Tehnicki Vjesnik-Technical Gazette, 21(3), 623-629.

Angelim, G. P., & Guimarães, T. A. (2003). Potencial de aprendizagem organizacional e qualidade de gestão: um estudo multicaso em organizações públicas brasileiras. In Anais do 47º Encontro da ANPAD, Curitiba, PR, (pp. 1-16).

Blau, P. M. (1964). Exchange and power in social life. New York: Wiley.

Botoli, W., Mozzato, A. R., & Sgarbossa, M. (2024). Universidade Corporativa e Aprendizagem Organizacional. Desafio Online, 12(1). https://doi.org/10.55028/don.v12i1.17677

Camps, J.; Rodríguez, H. (2011). Transformational leadership, learning, and employability:

Effects on performance among faculty members. Personnel Review, 40(4), 423-442. https://doi.org/10.1108/00483481111133327

Choi, W., Goo, W., & Choi, Y. (2022). Perceived organizational support and knowledge sharing: a moderated-mediation approach. Sage Open, 12(2). https://doi.org/10.1177/21582440221089950

Cropanzano, R., & Mitchell, M. S. (2005). Social exchange theory: An interdisciplinary review. Journal of management, 31(6), 874-900. https://doi.org/10.1177/014920630527960

Coelho, A. C., & Cunha, J. V. (2007). Regressão linear múltipla. Análise multivariada: para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 131-231.

Correia-Lima, B. C., Loiola, E., & Leopoldino, C. B. (2017). Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com foco em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho. Organizações & Sociedade, 24, 509-536. https://doi.org/10.1590/1984-9240828

Dodgson, M. (1993). Organizational learning: a review of some literatures. Organization studies, 14(3), 375-394. https://doi.org/10.1177/017084069301400303

Eisenberger, R., Huntington, R., Hutchison, S., & Sowa, D. (1986). Perceived organizational support. Journal of Applied psychology, 71(3), 500. https://doi.org/10.1037/0021-9010.71.3.500

Eisenberger, R., Cummings, J., Armeli, S., & Lynch, P. (1997). Perceived organizational support, discretionary treatment, and job satisfaction. Journal of Applied Psychology, 82(5), 812–820. https://doi.org/10.1037/0021-9010.82.5.812

Eisenberger, R., & Stinglhamber, F. (2011). Perceived organizational support: Fostering enthusiastic and productive employees. American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/12318-000

Figueiredo, V., & Franco, M. (2018). Factors influencing cooperator satisfaction: A study applied to wine cooperatives in Portugal. Journal of Cleaner Production, 191, 15-25. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.04.177

Goh, S., & Richards, G. (1997). Benchmarking the learning capability of organizations. European management journal, 15(5), 575-583. https://doi.org/10.1016/S0263-2373(97)00036-4

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Porto Alegre, RS: Bookman editora.

Islam, T., Ahmed, I., & Ahmad, U. N. B. U. (2015). The influence of organizational learning culture and perceived organizational support on employees’ affective commitment and turnover intention. Nankai Business Review International, 6(4), 417-431. https://doi.org/10.1108/NBRI-01-2015-0002

Kim, D. H. (1998). The link between individual and organizational learning. In D. A. Klein (Org.), The strategic management of intellectual capital (Cap. 4, pp. 41-62). Butterworth-Heinemann. https://doi.org/10.1016/B978-0-7506-9850-4.50006-3.

Martin, J., Elg, M., Wallo, A., & Kock, H. (2018). Four facets of learning in performance measurement. International Journal of Productivity and Performance Management, 67(9), 1608-1624. https://doi.org/10.1108/IJPPM-11-2017-0320

Neves, E. O., & Steil, A. V. (2019). Medidas da aprendizagem organizacional: revisão de literatura e agenda de pesquisa. Organizações & Sociedade, 26, 708-728. https://doi.org/10.1590/1984-9260915

Neder, R., & de Souza Bido, D. (2017). Tendências de pesquisa em Aprendizagem Organizacional. Revista Organizações em Contexto, 13(25), 323-344. DOI:10.15603/1982-8756/roc.v13n25p323-344

Nataraajan, R., Ndubisi, N. O., & Al–Shuridah, O. (2020). Antecedents to high (low) performances by international technology ventures. Journal of Global Scholars of Marketing Science, 30(4), 423-436. https://doi.org/10.1080/21639159.2020.1775493

Organização das Cooperativas Brasileiras (2020). Anuário do Cooperativismo Brasileiro. https://www.ocb.org.br/publicacao/53/anuario-do-cooperativismo-brasileiro-2019

Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (2020). Expressão do Cooperativismo Gaúcho. http://www.sescooprs.coop.br/app/uploads/2019/07/expressao-cooperativismo-gaucho-2019-07-03.pdf

Oliveira-Castro, G. A. D., Pilati, R., & Borges-Andrade, J. E. (1999). Percepção de suporte organizacional: desenvolvimento e validação de um questionário. Revista de Administração Contemporânea, 3, 29-51. https://doi.org/10.1590/S1415-65551999000200003

Pestana, M. H., & Gageiro, J. N. (2008). Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. 2ed. Sílabo: Lisboa.

Queiroga, F., Brandão, H. P., & Borges-Andrade, J. E. (2015). Escala de percepção de suporte organizacional–versão reduzida. In K. Puente-Palacios, & A. L. Peixoto (Orgs.), Ferramentas de diagnóstico para organizações e trabalho: um olhar a partir da psicologia. (Cap 5. pp. 272-283) Porto Alegre: Artmed.

Ramadam, A. O., Estivalete, V. D. F. B., Trevisan, M., & da Silva, C. C. (2024). Relações Entre Suporte e Aprendizagem Organizacional no Setor Cooperativo. Administração Pública e Gestão Social, 16(2), 1-15. https://doi.org/10.21118/apgs.v16i2.15320

Rhoades, L., & Eisenberger, R. (2002). Perceived organizational support: A review of the literature. Journal of Applied Psychology, 87(4), 698-714. https://doi.org/10.1037/0021-9010.87.4.698

Swieringa, J.; Wierdsma, A. (1995). La organización que aprende. Delaware: Addison-Wesley.

Tamayo, M. R., & Tróccoli, B. T. (2002). Exaustão emocional: relações com a percepção de suporte organizacional e com as estratégias de coping no trabalho. Estudos de Psicologia (Natal), 7, 37-46. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000100005

Tian, G., Cai, H., & Jiang, Y. (2018). A study of the effects of organizational support on organizational learning based on knowledge management. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 14(5), 1979-1986. https://doi.org/10.29333/ejmste/83652

Tremblay, M., & Landreville, P. E. (2015). Information sharing and citizenship behaviors: Mediating the roles of empowerment, procedural justice, and perceived organizational support. International Journal of Business Communication, 52(4), 347-368. https://doi.org/10.1177/2329488414525459

Zagenczyk, T. J., Purvis, R. L., Cruz, K. S., Thoroughgood, C. N., Sawyer, K. B. (2021). Context and social exchange: perceived ethical climate strengthens the relationships between perceived organizational support and organizational identification and commitment. The International Journal of Human Resource Management, 32(22), 4752-4771. https://doi.org/10.1080/09585192.2019.1706618

Zahoor, N., Donbesuur, F., Christofi, M., Miri, D. (2022). Technological innovation and employee psychological well-being: The moderating role of employee learning orientation and perceived organizational support. Technological Forecasting and Social Change, 179, 121-610. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2022.121610

Publicado

18-10-2024

Como Citar

Ramadam, A. O., Estivalete, V. de F. B., Stecca, J. P., & Cogo, T. C. G. (2024). Suporte e aprendizagem organizacional: análise à luz do contexto cooperativo. Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–26. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89812

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.