Abordagem funcional e as lógicas de inovação em serviços: desenvolvendo uma análise não-tecnicista da evolução do serviço hospitalar

Autores

  • Eduardo Raupp de Vargas UnB - Universidade de Brasília
  • Paulo Antonio Zawislak UFRGS - Porto Alegre - RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Os recentes trabalhos sobre a inovação no setor de serviços têm buscado a integração de duas vertentes teóricas: a economia dos serviços e a economia evolucionária. As aplicações daí decorrentes têm apontado que, ao incorporar elementos da economia dos serviços, sobretudo o enfoque de lógicas funcionais do serviço, noções como processos de criação de variedade, ambiente de seleção, trajetórias de inovação e enfoque sistêmico, por exemplo, podem ser enriquecidas a ponto de permitir uma melhor compreensão, não só das inovações em serviços, mas da dinâmica do processo de inovação em geral. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da aplicação de um esquema analítico, oriundo deste esforço de convergência teórica, a casos de inovação no serviço hospitalar. Inicialmente, apresentamos uma revisão da literatura, a qual permite introduzir os fundamentos do esquema mencionado. Em seguida, descrevemos sua aplicação ao serviço hospitalar e desenvolvemos a análise dos casos selecionados. Para tanto, foram consideradas inovações identificadas a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a diretores de oito hospitais, no ano de 2002, e refeitas, em dois deles, nos anos de 2004 e 2005. Os resultados encontrados permitem constatar que a evolução do serviço hospitalar deriva da ação simultânea de múltiplos determinantes nas inovações identificadas, decorrentes das distintas operações funcionais em curso na prestação do serviço. Esta diversidade de determinantes incidindo sobre o processo de inovação contrasta com o determinismo tecnológico que permeia os modelos evolucionários transpostos para a análise da inovação em serviços. Incorporando elementos da economia dos serviços, tais como o enfoque de lógicas funcionais, os conceitos evolucionários podem ser revigorados, ampliando seu potencial analítico para fazer face à heterogeneidade e às especificidades dos setores de serviços, o que poderá ser objeto de futuras investigações.

Biografia do Autor

Eduardo Raupp de Vargas, UnB - Universidade de Brasília

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), Especialização em Economia Política (2000), Mestrado (2002) e Doutorado (2006) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Doutorado foi realizado em cotutela com a Université des Sciences et Technologies de Lille, França. É professor-adjunto da Universidade de Brasília, onde atua no Departamento de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração da FACE/UnB. Atualmente conduz disciplinas na área de Gestão da Inovação, Inovação em Serviços, Criação de Negócios, Gestão Pública e Métodos de Pesquisa.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Paulo Antonio Zawislak, UFRGS - Porto Alegre - RS

graduado em Economia (1988) pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem mestrado (DEA - 1991) e doutorado (1994) em Economia pela Universidade de Paris 7. Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Escola de Administração (EA) da UFRGS. Foi coordenador do PPGA/EA/UFRGS no biênio 2003-2004. Atualmente é coordenador da Divisão de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPAD e coordenador executivo do Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

de Vargas, E. R., & Zawislak, P. A. (2005). Abordagem funcional e as lógicas de inovação em serviços: desenvolvendo uma análise não-tecnicista da evolução do serviço hospitalar. Revista De Ciências Da Administração, 7(14), 177–197. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos