Multinacionais brasileiras: o papel da tecnologia na conquista do mercado externo

Autores

  • Eva Stal UNINOVE - Centro Universitário Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O trabalho tem como objetivo mostrar a importância do processo de internacionalização de empresas de países em desenvolvimento, que enfrentam a competição global, uma vez que a produção fora do país ajuda a estimular as exportações de matérias-primas, componentes e produtos acabados, sobretudo em setores industriais produtores de bens diferenciados e de maior conteúdo tecnológico. Além disso, a exposição a mercados mais exigentes facilita a incorporação de novas tecnologias e a capacitação de pessoal. Com base nas teorias comportamentais e econômicas que explicam o processo de internacionalização de empresas, foi realizado estudo de caso na empresa Sabó, do setor de autopeças, e uma das poucas empresas nacionais que sobreviveram à abertura econômica do país, a partir de 1990, devido ao seu caráter inovador, que lhe permite competir com as maiores empresas do ramo no mercado internacional. Conclui-se que, quando as empresas possuem um forte ativo, no caso a tecnologia inovadora, as teorias econômicas explicam melhor o sucesso internacional.

Biografia do Autor

Eva Stal, UNINOVE - Centro Universitário Nove de Julho

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Tecnologia de Processos Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é pesquisadora associada do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo, professora do Mestrado em Administração do Centro Universitário Nove de Julho e professor adjunto da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Stal, E. (2005). Multinacionais brasileiras: o papel da tecnologia na conquista do mercado externo. Revista De Ciências Da Administração, 7(14), 227–248. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos