O Processo de Difusão de Inovações em Produtos Bancários

Autores

  • Júlio F. B. Facó
  • Eduardo H Diniz
  • João Mario Csillag

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n25p177

Resumo

Esta pesquisa investiga em profundidade o processo de criação e difusão de novos produtos no setor bancário. A pesquisa propõe um modelo de abordagem para avaliação da difusão de inovação em produtos bancários baseado em um framework de três variáveis (regulação, mercado e tecnologia) e quatro dimensões que se relacionam com a difusão de uma inovação (determinantes, ritmo, direção e implicações). A pesquisa fez uso de estudos de caso de grandes bancos de varejo operando no Brasil. Foram analisados em detalhes o processo de criação, difusão e sustentação de três novos produtos bancários face ao framework proposto. A análise do processo da difusão das inovações estudadas permitiu verificar e testar evidências do papel das variáveis e dimensões propostas no framework para sua mensuração, mostrando-se adequada ao estudo de difusão de inovações.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

Facó, J. F. B., Diniz, E. H., & Csillag, J. M. (2009). O Processo de Difusão de Inovações em Produtos Bancários. Revista De Ciências Da Administração, 11(25), 177–208. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n25p177