Marketing Social Corporativo: estado da arte e proposição de um esquema conceitual

Autores

  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá
  • Agnaldo Keiti Higuchi Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Rosemeri Schneider Caixa Econômica Federal
  • Patricia Soares Azoline Corrêa Petrobras S.A.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n37p37

Resumo

A discussão sobre o desenvolvimento de ações sociais por parte de empresas, em regra, tem estado vinculada à concepção de marketing social. Originariamente vinculada à ação do Estado para a resolução de problemas sociais e para incentivar mudança de comportamento da população, essa concepção é reducionista e trata a iniciativa empresarial de marketing no campo social como sinônimo de filantropia, responsabilidade social ou marketing de causa social. O artigo enfoca essa questão, ainda não resolvida teoricamente no âmbito da disciplina, e propõe uma nova concepção para o desenvolvimento de ações sociais por parte das empresas, a qual é sintetizada em um esquema conceitual de marketing social com caráter corporativo. Para tanto, faz-se um balanço do estado da arte e são assinalados antecedentes, questões gerenciais, marcos teóricos, nomenclatura e categorias de análise de marketing social corporativo. Ao término, são apresentados pressupostos, taxonomia, proposições básicas e a aplicação do esquema conceitual.

Biografia do Autor

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá

possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1991), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), e realizou estágio de pós-doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2007). É professor da Universidade Estadual de Maringá, editor associado para a área de Estudos de Marketing dos Cadernos EBAPE.BR (FGV-Rio), membro da Academy of Marketing (UK) e coordenador do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq). Foi professor visitante da Universidade Federal de Lavras (2008) e membro do Comitê Científico da Divisão de Marketing da ANPAD (2009-2010). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes temas: práticas de marketing, gestão de mercado, cultura e consumo, comportamento do consumidor, marketing social corporativo e produção acadêmica em marketing no Brasil.

Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Agnaldo Keiti Higuchi possui graduação em Bacharelado Em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e mestrado em Administração - Uem/Uel pela Universidade Estadual de Maringá (2007) . Atualmente é professor assistente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Coordenador do Curso de Administração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Atuando principalmente nos seguintes temas: marketing social corporativo, consumidor alimentos Paraná, responsabilidade social corporativa

Rosemeri Schneider, Caixa Econômica Federal

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1989), especialista em Estatística (UEM-1992), com extensão universitária em Consultoria Empresarial (UNB-2001), Mestre em Administração com área de concentração em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Atua principalmente nos seguintes temas: Marketing Social Corporativo, Marketing relacionado a causas, ações sociais corporativas, gestão de marketing social em cooperativa e agronegócio. Atualmente trabalha na Caixa Econômica Federal como Técnica Bancária Nova, Mentora, Tutora e Instrutora Estratégica na área de Gestão do Crédito, Certificação do Crédito, Programa de Integração, Preparação para o Jovem Aprendiz, Microcrédito Produtivo Orientado.

Patricia Soares Azoline Corrêa, Petrobras S.A.

Possui graduação em Comunicação Social habilitação em Relações Pública pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Marketing pela PUC - PR . É mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina/ Universidade Estadual de Maringá. Seu foco de atuação são nas áreas de Comunicação Organizacional, com ênfase Identidade e imagem Corporativa, Responsabilidade Social e suas vertentes. Além destas possui como área de interesse Empreendedorismo. Atualmente é Profissional de Comunicação Social da Petrobras.

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Publicado

2013-12-10

Como Citar

Vieira, F. G. D., Higuchi, A. K., Schneider, R., & Corrêa, P. S. A. (2013). Marketing Social Corporativo: estado da arte e proposição de um esquema conceitual. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 37–51. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n37p37

Edição

Seção

Artigos