As Cinco Forças Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsas

Autores

  • Carlos Alberto Gonçalves FUMEC & UFMG
  • Fernanda Vitoria Lebarcky FACE/UFMG
  • Cristiana Fernandes Muylder Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p38

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo de rede de relacionamento em um Arranjo Produtivo Local (APL). Foram estimadas as diferentes topologias de adensamento e a formação de constelações, como estratégia de aderência (ou repulsão) na rede APL em estudo, baseadas em Cinco Forças relacionais eleitas para o estudo, com base na literatura de estratégia de redes de relacionamento: Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição. O estudo foi feito a partir dos relacionamentos entre 42 organizações de um APL de calçados e bolsas. As estruturas de rede foram analisadas com o auxílio do software Ucinet 6 e NetDraw (BORGATTI, 2002). As redes com maior conectividade e menor fragmentação são as redes de Amizade e de Contatos, enquanto as redes com menor conectividade e maior fragmentação, respectivamente, são as redes de Competição, Cooperação e Aprendizado. Os resultados demonstram ainda que o grupo dos quatro maiores hubs da rede de aprendizagem é composto pelos dois maiores hubs da rede de Cooperação e pelos dois maiores hubs da rede de Competição.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Gonçalves, FUMEC & UFMG

Professor e pesquisador em Estratégia nas Universidades FUMEC e UFMG. Autor de vários artigos e livros no campo de estratégia, planejamento e inovação.

Fernanda Vitoria Lebarcky, FACE/UFMG

Pesquisadora associada ao NUME - Nucleo de Pesquisa em Mercadologia e Estratégia - CEPEAD- UFMG. Mestre em Administração - CEPEAD.

Cristiana Fernandes Muylder, Universidade FUMEC

Professora e pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração e Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUME.

Downloads

Publicado

2015-08-14

Como Citar

Gonçalves, C. A., Lebarcky, F. V., & Muylder, C. F. (2015). As Cinco Forças Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsas. Revista De Ciências Da Administração, 1(2), 38–50. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p38

Edição

Seção

Artigos