O processo de gestão da marca “Vinho do Porto”: relevância da marca-país e dos aglomerados produtivos

Autores

  • Caio Miralles de Araújo UFSC - Florianópolis - SC
  • Luis Moretto Netto UFSC - Florianópolis - SC
  • Valentina Gomes Haensel Schmitt UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n20p182

Resumo

No mundo dos negócios é incontestável o valor das marcas, relacionando-se muito estreitamente com os objetivos organizacionais e implementação de estratégias de negócio. Este artigo tem como objetivo analisar características inerentes à gestão da marca “Vinho do Porto”, destacando a perspectiva da “marca-país” e relevância da gestão desta como vantagem competitiva, para o produto e país de modo geral. A coleta de dados baseou-se na observação - durante período de vivência em Portugal por um dos autores -, informações levantadas em institutos relacionados ao Vinho do Porto, empresas comerciantes, e obras publicadas sobre o Vinho. A análise baseou-se em referencial relacionado à gestão de marcas, publicidade, posicionamento e clusters. Destacam-se os esforços das empresas na divulgação da marca no mercado global, institutos envolvidos e até mesmo do governo, por se tratar de um produto não só gerador de muitos empregos diretos e indiretos, mas um embaixador português mundialmente.

Biografia do Autor

Caio Miralles de Araújo, UFSC - Florianópolis - SC

Bacharel em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Luis Moretto Netto, UFSC - Florianópolis - SC

Doutor em Engenharia de Produção e mestrado em Geografia -Desenvolvimento Regional e Urbanopela UFSC/SC. Exerceu funções executivas de Diretor de Operações, Planejamento e Presidente Da Agência de Fomento de Turismo de Santa Catarina. Atualmente é Professor Associado I da UFSC/SC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Valentina Gomes Haensel Schmitt, UFSC - Florianópolis - SC

Valentina Gomes Haensel Schmitt Professora Substituta do departamento de CIências da Administração CAD/CSE/UFSC Mestre em Administracao pela UFSC. Graduada em Administração pela UFSC. Linhas de Pesquisa: Marketing e estratégia, Turismo e Desenvolvimento, Administração geral.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

Araújo, C. M. de, Moretto Netto, L., & Schmitt, V. G. H. (2008). O processo de gestão da marca “Vinho do Porto”: relevância da marca-país e dos aglomerados produtivos. Revista De Ciências Da Administração, 182–193. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n20p182

Edição

Seção

Artigos