Criação ou destruição de valor na perspectiva do EVA® no ranking das maiores empresas da Revista Exame

Autores

  • Anelise Florencio de Meneses
  • Larissa Teixeira da Cunha
  • Márcia Martins Mendes De Luca Professor Adjunta IV da Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Allan Pinheiro Holanda

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n34p103

Resumo

Objetivou-se verificar o comportamento das maiores empresas brasileiras em vendas, com atuação nas regiões Norte/Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, listadas na revista Exame Melhores e Maiores, a partir da perspectiva de criação ou destruição de valor do

EVA®. Analisaram-se 316 empresas com o auxílio da estatística descritiva e da Análise de Correspondência para verificar a associação entre as empresas que mais criam valor (EVA®) e as regiões brasileiras e os setores de atuação. Constatou-se que 217 empresas criaram valor enquanto 99 destruíram valor. Os resultados dos testes apontaram que a região Centro-Oeste e os setores
atacado e varejo estão associados a uma alta criação de valor, não confirmando a primeira e a segunda hipóteses de pesquisa. Os resultados apontaram ainda que apenas 5 empresas mantiveram-se nas mesmas posições ao se comparar o ranking da revista Exame
com aquele elaborado pela perspectiva EVA®, não se confirmando a terceira hipótese de pesquisa.

Biografia do Autor

Anelise Florencio de Meneses

Bacharel em Ciências Contábeis - UFC

Mestre em Administração e Controladoria – Universidade Federal do Ceará - UFC

Larissa Teixeira da Cunha

Bacharel em Publicidade e Propaganda - UFC

Mestre em Administração e Controladoria – Universidade Federal do Ceará - UFC

Márcia Martins Mendes De Luca, Professor Adjunta IV da Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade – Universidade de São Paulo (USP)

Allan Pinheiro Holanda

Bacharel em Ciências Contábeis - UFC

Mestrando em Administração e Controladoria – Universidade Federal do Ceará – UFC

Downloads

Publicado

2012-12-12

Como Citar

Meneses, A. F. de, Cunha, L. T. da, De Luca, M. M. M., & Holanda, A. P. (2012). Criação ou destruição de valor na perspectiva do EVA® no ranking das maiores empresas da Revista Exame. Revista De Ciências Da Administração, 14(34), 103–117. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n34p103

Edição

Seção

Artigos