Atitudes dos alunos dos cursos de ciências sociais aplicadas em relação à estatística

Autores/as

  • Daielly Melina Nassif Mantovani FEA-RP/USP
  • Maria Flávia Barbosa Leite FEA-RP/USP
  • Guilherme Farias Shiraishi FEA-RP/USP
  • Adriana Backx Noronha Viana FEA-RP/USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n25p36

Resumen

O objetivo deste trabalho é identificar o perfil de atitudes de alunos de cursos de Ciências Sociais Aplicadas em relação à Estatística. Trata-se do resultado obtido através da aplicação de um questionário, a escala SATS (Survey of Attitudes Toward Statistics), a 337 alunos de cursos de Administração e Contabilidade de duas faculdades da região de Ribeirão Preto. Obteve-se, pela análise fatorial, duas dimensões atitudinais, denominadas valor e competência cognitiva e dificuldade. Pela análise de cluster foram obtidos quatro grupos de alunos, um com atitude predominantemente positiva, dois com atitude indefinida e um com atitude negativa. Foram aplicados os testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis para verificar a existência de diferença atitudinal entre os clusters, entre os cursos e entre os sexos masculino e feminino. Observou-se que os alunos possuem sentimentos positivos em relação à Estatística, mas consideram-na complexa e sentem insegurança quanto à aprendizagem dos conceitos e ferramentas estatísticos.

Publicado

2009-09-30

Cómo citar

Mantovani, D. M. N., Leite, M. F. B., Shiraishi, G. F., & Viana, A. B. N. (2009). Atitudes dos alunos dos cursos de ciências sociais aplicadas em relação à estatística. Revista De Ciencias De La Administración, 11(25), 36–67. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n25p36