O Papel da Confiança na Relação entre Responsabilidade Social Corporativa e o Valor de Marca
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p101Resumen
O objetivo deste estudo é compreender o papel da confiança na relação entre a responsabilidade social corporativa (RSC) e o valor de marca (VM). Com base na literatura, foram propostos três modelos alternativos desse relacionamento. Os modelos foram testados por meio de modelagem de equações estruturais com dados coletados de uma amostra de 148 clientes de uma das maiores instituições financeiras nacionais. A partir da comparação dos modelos propostos, verificou-se a falta de suporte para a relação direta entre a RSC e o valor de marca (H1 não suportada). As hipóteses de que a confiança media a relação RSC – VM (H2) e de que essa mediação é completa (H2a) foram suportadas. Conclui-se que as ações de RSC contribuem para aumentar a confiança do consumidor na empresa, o que por sua vez impacta positivamente no valor de marca da instituição.Descargas
Publicado
2014-08-15
Cómo citar
Garrido, I. L., Cunha, F., & Cavalcante, F. M. (2014). O Papel da Confiança na Relação entre Responsabilidade Social Corporativa e o Valor de Marca. Revista De Ciencias De La Administración, 101–118. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p101
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