Uma Análise das Relações entre Suporte Organizacional e Comprometimento Duplo de Empregados no Modelo Outsourcing

Autores/as

  • Fabio Mendonça Martins Fucape Business School
  • Bruno Felix von Borell de Araujo Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n49p44

Resumen

Neste estudo, busca-se explorar o fenômeno de relações de trabalho envolvendo distintas organizações como o ocorrido em processos de Outsourcing que tem trazido maior complexidade aos vínculos afetivos entre trabalhadores e organizações para melhor compreender a influência do porte da empresa empregadora na relação entre o Suporte Organizacional Percebido (SOP) oferecido por ambas as organizações e os respectivo Comprometimento Afetivo (CA) obtido por elas. Identificou-se nesta pesquisa uma relação positiva entre os constructos Suporte Organizacional Percebido (SOP) e Comprometimento Afetivo (CA). Adicionalmente, o Faturamento da empresa contratada moderou a relação entre estes dois constructos. O estudo apresenta algumas limitações. O modelo não considerou, por exemplo, a localidade do posto de trabalho no qual os empregados estão alocados (se nas dependências da contratante, da contratada ou em algum local diferente).

Biografía del autor/a

Fabio Mendonça Martins, Fucape Business School

Mestre em Administração

Bruno Felix von Borell de Araujo, Fucape Business School

Doutor em Administração de Empresas

Publicado

2017-12-28

Cómo citar

Martins, F. M., & Araujo, B. F. von B. de. (2017). Uma Análise das Relações entre Suporte Organizacional e Comprometimento Duplo de Empregados no Modelo Outsourcing. Revista De Ciencias De La Administración, 19(49), 44–56. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n49p44

Número

Sección

Articulos