Internacionalização de empresas: perspectivas teóricas e agenda de pesquisa

Autores

  • Eda Castro Lucas de Souza Universidade de Brasília
  • Renato Ribeiro Fenili Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n33p103

Resumo

O objetivo deste ensaio é identificar e discutir a produção científica sobre internacionalização de empresas para apresentar uma agenda de pesquisa concernente ao tema a partir das direções apontadas no estado da arte dos estudos desse fenômeno. Adicionalmente, este texto busca delinear e caracterizar as perspectivas teóricas que predominam nessa produção. Por meio de revisão da produção acadêmica brasileira e estrangeira sobre internacionalização, publicada no período de janeiro de 2005 a setembro de 2011, foram selecionados 141 artigos, identificando-se a carência de trabalhos que promovessem uma discussão direta sobre a relação entre  internacionalização e cultura, especialmente no que concerne às iniciativas brasileiras. A análise dos textos selecionados permitiu uma taxonomia dos estudos em três perspectivas teóricas: econômica, comportamental e cultural. Ao final, e com apoio na análisedos artigos publicados, propõe-se uma agenda de pesquisa a respeito do tema internacionalização de empresas, elaborada a partir das lacunas apontadas no estado da arte dos estudos sobre esse fenômeno.

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Publicado

2012-07-17

Como Citar

de Souza, E. C. L., & Fenili, R. R. (2012). Internacionalização de empresas: perspectivas teóricas e agenda de pesquisa. Revista De Ciências Da Administração, 14(33), 103–118. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n33p103

Edição

Seção

Artigos