Inovação de Produtos e Processos sob a Perspectiva da Gestão Ambiental

Autores

  • Vanessa Theis Universidade Feevale
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p94

Resumo

Considerando o atual cenário de globalização da economia, no qual a dinâmica do mercado determina a velocidade da mudança nos modelos de negócios, os aspectos ambientais podem contribuir para a concepção de inovações tecnológicas. Diante dessa percepção, o objetivo geral desta pesquisa é investigar como as organizações industriais do setor metalmecânico, localizadas na região do Vale do Rio dos Sinos, conciliam as atividades de inovação de produtos e processos, com os princípios estruturantes (dimensões social, ambiental e econômica) da gestão ambiental. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa survey, realizada com gestores de 159 empresas. As evidências facultaram a constatação de que as inovações obtidas tendem a ser adequações aos dispositivos legais que exigem a mitigação dos impactos ambientais no processo de produção, em especial na redução da poluição e na utilização de recursos menos tóxicos, o que não gera estímulo suficiente para o desenvolvimento de novos produtos.

Biografia do Autor

Vanessa Theis, Universidade Feevale

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale. Mestre em Qualidade Ambiental e Bacharela em Administração de Empresas pela mesma instituição.

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental e Coordenador do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2017-05-01

Como Citar

Theis, V., & Schreiber, D. (2017). Inovação de Produtos e Processos sob a Perspectiva da Gestão Ambiental. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 94–113. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p94

Edição

Seção

Artigos