The Benefits of Cooperation Between University, NGOs and Communities – The case of IPREDE in Ceará

Autores

  • Bruno de Souza Lessa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Italo Cavalcante Aguiar Universidade Federal do Ceará
  • Roberto Cunha Ferreira Universidade Federal do Ceará
  • José Carlos Lázaro da Silva Filho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n49p74

Resumo

The Instituto da Primeira Infância (IPREDE) is an extension program of the Federal University of Ceará (UFC). Students from the school of Medicine collaborate with the Institute by exercising their knowledge practically. The community, the University and the organization harvest advantages out of this cooperation. In this regard, the research question asks which would be the benefits to each part. To analyse the benefits of this collaboration, this study uses three categories of benefits drawn on from Cruz et al. (2011), which identify advantages (i) for the NGO and for society; (ii) for the researchers involved; (iii) for the university. This research was exploratory, qualitative and used semi-structured interviews. The data analysis utilized Bardin’s (1977) content analysis technique. Findings highlighted how the relationship between NGOs, community and university has been beneficial for all parties, as this interaction tackles an important social demand: the lack of appropriate paediatric healthcare.

Biografia do Autor

Bruno de Souza Lessa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA - UFRGS). Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará. Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará. Atua desde 2003 como professor de Inglês, possuindo também experiência no ensino de História. Tem experiência em vários níveis da Educação Básica, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Foi coordenador-bolsista do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), coordenou turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em assentamentos localizados em cinco diferentes municípios no Ceará. É proficiente na língua inglesa, possuindo certificações como TOEFL, TOEIC, Cambridge-ESOL, BULATS, IELTS e ECPE-Michigan. Interessa-se pelos temas: Empreendedorismo (Social), Inovação (Social), Educação, Sustentabilidade, Economia Solidária, Gestão Pública. 

Italo Cavalcante Aguiar, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará. Foi o iniciador e atua como coordenador de atividades do Programa de Apoio ao Intercambista (PAI) da Universidade Federal do Ceará. É proficiente na língua inglesa, possuindo certificação TOEFL IBT e TOEFL ITP. Foi bolsista do programa EUBRANEX na Universidade Técnica de Munique. Interessa-se pelos temas: Internacionalização, Competências Interculturais, Institucionalização, Suporte a estudantes estrangeiros e brasileiros. Tem experiência na área de Administração, Internacionalização, Tradução e Competências Interculturais.

Roberto Cunha Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará.Graduado em Administração pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (2013). Tem experiência na área de Gestão Educacional e Avaliação do Ensino Superior. Interessa-se pelos temas Inovação, Inovação Social, Ecoinovação, Sustentabilidade, Educação.

José Carlos Lázaro da Silva Filho, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, em periodo de Pos-Doutoramento no Zentrum Technik und Geselschaft (ZTG) da TU-Berlin (2016-2017), é Doutor em Planejamento Ambiental pela Technische Universität-Berlin (Alemanha), no Institut für Management in der Umweltplanung (2005), possui mestrado em Administração na área de Gestão de C&T pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atua na pós graduação onde desenvolve pesquisas nas áreas de Inovações Sustentáveis, Inovação Social, Gestão da Inovação, Fair Trade, Green Supply Chain, Logistica eSustentabilidade, Coordenou o Programa da Pós-Graduação em Administração e Controladoria - Profissional (PPAC-Prof) 2014/2015. Coordenou o Projeto UNIBRAL 1 (2012-2015) entre o DA-FEAAC-UFC e a SIB-HS-Bremen. Lider do grupo de pesquisa INOS (UFC). 

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

Lessa, B. de S., Aguiar, I. C., Ferreira, R. C., & da Silva Filho, J. C. L. (2017). The Benefits of Cooperation Between University, NGOs and Communities – The case of IPREDE in Ceará. Revista De Ciências Da Administração, 19(49), 74–85. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n49p74

Edição

Seção

Artigos