A importância da terceirização nas organizações

Autores

  • Dante Marciano Girardi UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A preocupação principal deste artigo consiste em abordar o impacto da terceirização nas organizações, em face da descentralização e de novos modelos de administração. Apresenta, inicialmente, uma visão histórica, conceitual e emergente, inserida dentro de uma visão estratégica em função da globalização dos mercados e da busca crescentede novos patamares de competitividade. Finalmente, coloca aspectos positivos e restritivos desta flexibilização que leva a empresa a redefinir suas estruturas e concentrar esforços nas atividades essencialmente ligadas ao negócio em que atua.

Biografia do Autor

Dante Marciano Girardi, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Administração pela UFSC (1977), mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1980) e é doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo PPEGC/UFSC. Atualmente é professor Adjunto IV da UFSC. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração de Recursos Humanos, Comportamento Humano nas Organizações, Capital Humano, Gestão de Pessoas, Consultoria Interna de RH, Processos de Recursos Humanos, Terceirização, Mercado de Trabalho, Planejamento de Carreira e Empregabilidade.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Como Citar

Girardi, D. M. (1999). A importância da terceirização nas organizações. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 23–31. https://doi.org/10.5007/%x