Experiências virtuais no aprendizado de administração

Autores

  • Jesse Alves Amâncio UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Carlos Alberto Gonçalves UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Marlusa Gosling UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Cid Gonçalves Filho PUC - PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Em Administração, tem-se levantado a questão da especialização dos conteúdos, o que dificultaria a construção de uma visão global por parte do aluno e o distanciamento entre esses conteúdos e sua aplicação, comprometendo sua atuação profissional. Utilizando a Teoria da Aprendizagem pela Experiência (KOLB, 1984), a qual relaciona experiência concreta e conceitualização abstrata, buscou-se superar esses problemas mediante a utilização de um software de simulação de uso gratuito, permitindo um ambiente virtual para experiências – no caso, para elaboração de um Plano de Negócio que envolve todos os aspectos de uma organização. Este artigo relata uma dessas experiências ressaltando inovações importantes: a valorização da integração de conteúdos; a participação ativa e crítica do aluno e o imprescindível papel do professor como facilitador de todo o processo. Destaca-se como contribuição desse trabalho a incorporação de um novo recurso didático / tecnológico para o enriquecimento do Processo de Ensino e Aprendizagem da Administração.

Biografia do Autor

Jesse Alves Amâncio, UFMG - Belo Horizonte - MG

ossui graduação em Ciência da Computação - UFMG - DCC (1988) e mestrado em Administração - UFMG - CEPEAD (2004). Atualmente é doutorando em Administração UFMG - CEPEAD. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Banco de Dados e na área da Administração em Informações para o processo decisório. Atualmente desenvolve pesquisas envolvendo temas como: conhecimento e cognição.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Carlos Alberto Gonçalves, UFMG - Belo Horizonte - MG

Carlos Alberto Gonçalves concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo em 1986. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Publicou 30 artigos em periódicos especializados e 111 trabalhos em anais de eventos. Possui 19 capítulos de livros e 6 livros publicados. Participou do desenvolvimento de 35 trabalhos técnicos. Participou de 14 eventos no exterior e 35 no Brasil. Orientou 27 dissertações de mestrado e 16 teses de doutorado, além de ter orientado 17 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Administração e Ciência da Computação. Recebeu 7 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Administração, com ênfase em Mercadologia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marlusa Gosling, UFMG - Belo Horizonte - MG

possui graduação em BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pela UFMG (1992), mestrado em Administração pela UFMG (2001) e doutorado em Administração pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (2004). Atualmente é professora adjunta da UFMG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Estrategia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias de marketing, responsabildiade ambiental das Organizações, marketing de servicos, comportamento do consumidor, estrategias de relacionamento, análise fatorial e confiabilidade, modelagens por equações estruturais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Cid Gonçalves Filho, PUC - PR

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) , mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) , doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e pos-doutorado pela MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY (2005) . Atualmente é professor titular do Fundação Mineira de Educação e Cultura. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Novos Produtos, gestão do conhecimento, marketing, Inovação.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-09-12

Como Citar

Amâncio, J. A., Gonçalves, C. A., Gosling, M., & Filho, C. G. (2007). Experiências virtuais no aprendizado de administração. Revista De Ciências Da Administração, 9(19), 127–146. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos