Capacidade estratégica de uma empresa calçadista no Brasil: o caso Olympikus

Autores

  • Juliana Suzin Calçados Azaléia S/A
  • Claudio Reis Gonçalo UNISINOS - São Leopoldo - RS
  • Yeda Swirski de Souza UNISINOS - São Leopoldo - RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo principal do artigo é analisar como oportunidades são identificadas e recursos são mobilizados para conferir a uma indústria tradicional, condições de competir por meio da inovação. Neste estudo são analisadas decisões e ações associadas ao empreendedorismo e a inovação no contexto de uma indústria brasileira de setor tradicional. Avalia-se o ambiente das cadeias globais de produção e, em particular, o comportamento e desempenho da Indústria Calçadista Brasileira nesse contexto. Um estudo de um caso exemplar da indústria calçadista provê a base empírica para a discussão das questões propostas. Analisa-se uma linha de produtos da Calçados Azaléia, uma das principais indústrias calçadistas do Brasil. As evidências baseiam-se em entrevistas conduzidas com executivos da empresa em 2005 e 2006, e dados secundários ilustram a análise sobre o tema, o setor calçadista e a Empresa. Conclui-se que o caso caracteriza-se por assumir uma perspectiva “revolucionária” de competitividade, através do relançamento de um produto que alia inovação tecnológica, qualidade e design, assumindo um novo papel da inovação na gestão e um novo posicionamento estratégico na dinâmica da cadeia de valor.

Biografia do Autor

Juliana Suzin, Calçados Azaléia S/A

possui graduação em Administração - Habilitação Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e especialização em MBA em gestão de Negócios - Ênfase Estratégia e Co pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) . Atualmente é Account Pleno da Calçados Azaléia S/A. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Claudio Reis Gonçalo, UNISINOS - São Leopoldo - RS

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979). Atua como Pesquisador visitante na Monash University / Melbourne/Austrália desde 2002. Atualmente é professor pesquisador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, do Programa de Pós-Graduação em Administração. Foi Gerente de Pesquisa na pós-graduação da UNISINOS, atuando na Reitoria no período de 2006/2007. Foco de pesquisa em Gestao do Conhecimento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento e administracao estratégica com ênfase em servicos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Yeda Swirski de Souza, UNISINOS - São Leopoldo - RS

Possui graduação em Psicologia pela UFRGS (1981), Mestrado em Administração - Programa de Pós Graduação em Administração da UFRGS (1992) e Doutorado em Psicologia pela PUC/RS (1999). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e atua em docência e pesquisa junto ao Programa de Pós Graduação em Administração dessa Universidade. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Administração, com ênfase em Comportamenteo Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem e produção de sentido nas organizações, aprendizagem organizacional, relações interorganizacionais e processos de internacionalização de MPEs.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-05-12

Como Citar

Suzin, J., Gonçalo, C. R., & Souza, Y. S. de. (2007). Capacidade estratégica de uma empresa calçadista no Brasil: o caso Olympikus. Revista De Ciências Da Administração, 9(18), 105–122. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos