Cultura Gerencial Chinesa Versus Cultura Ocidental

Autores

  • Franck Renand

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Para as empresas, entrar na China, o Mercado do século 21, não é mais uma opção e sim uma estratégia necessária, contudo os gerentes ocidentais conhecem pouco sobre os gerentes chineses. Esse artigo propõe explorar as divergências gerenciais através de um estudo cross-seccional que combina os diversos conceitos que identificam com mais clareza as características de cada cultura dos negócios: a lógica dialética chinesa versus a lógica formal ocidental, a cultura chinesa particularista versus a cultura ocidental universalista. Em seguida, o estudo investiga a socialização chinesa versus a perícia técnica ocidental e acaba por comparar o modelo de desenvolvimento dos gerentes chineses com o modelo norte-americano, também através das diferenças qualitativas dos MBAs de cada um.

Biografia do Autor

Franck Renand

Doutor em Economia Empresarial. Mestre em Economia Empresarial. Licenciatura em Gest'ao & Economia Empresarial. Presidente do CLUB.

Downloads

Publicado

2007-01-12

Como Citar

Renand, F. (2007). Cultura Gerencial Chinesa Versus Cultura Ocidental. Revista De Ciências Da Administração, 9(17), 9–26. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos