Características Resilientes do Empreendedor Associadas ao Insucesso Empresarial

Autores

  • Italo Fernando Minello Universidade Federal de Santa Maria
  • Isabel Bohrer Scherer Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n38p228

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as características resilientes do empreendedor no intuito de compreender se e como o seu comportamento pode ser associado à descontinuidade do negócio. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, exploratório e utilizou a técnica de análise de conteúdo, associada à aplicação da Escala de Funcionamento Defensivo, para analisar o comportamento de empreendedores antes do insucesso empresarial. Foram entrevistados 13 empreendedores paulistas que vivenciaram o insucesso empresarial. Como principais resultados, evidencia-se a onipotência como estilo apresentado por 12 dos 13 entrevistados; a afiliação, constatada em nove dos 13 entrevistados; e a atuação, em sete dos 13 entrevistados antes do insucesso empresarial. Considerando que a onipotência foi a característica comportamental mais evidenciada, pode-se entender que esse comportamento pode demonstrar a arrogância do indivíduo diante de outras pessoas, o que pode influenciar nas decisões do empreendedor, desmotivação de funcionários e insatisfação de clientes, acarretando assim, o insucesso empresarial.

Biografia do Autor

Italo Fernando Minello, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo; professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Isabel Bohrer Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2014-04-14

Como Citar

Minello, I. F., & Scherer, I. B. (2014). Características Resilientes do Empreendedor Associadas ao Insucesso Empresarial. Revista De Ciências Da Administração, 16(38), 228–245. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n38p228

Edição

Seção

Artigos