Entre o Mercado Primário e o Secundário: uma análise exploratória da criação de valor e vantagem competitiva nas relações China-Brasil

Autores

  • Wagner Junior Ladeira Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Fernanda Teixeira Rosa Universidade Vale do Rio do Sinos (UNISINOS)
  • Feng Du Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.
  • Fernando Oliveira Santini Puc

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p52

Resumo

A criação de valor e a vantagem competitiva são temas essenciais para o sucesso das empresas que atuam em mercados primários e secundários. O presente artigo teve como objetivo analisar as diferenças na criação de valor e geração de vantagem competitiva em mercados primários e secundários China-Brasil. Para isto, realizou-se um conjunto de entrevistas com gestores de empresas chinesas e brasileiras. Após a coleta de dados, realizou-se análise de que derivaram em vinte categorias finais: (a) criação de valor no mercado primário sem a presença de intermediário, (b) criação de valor no mercado secundário com a presença de intermediário, (c) vantagem competitiva no mercado primário sem a presença intermediário e (d) vantagem competitiva no mercado secundário com a presença de intermediário. As analises das categorias permitiram estabelecer algumas relações teóricas/empíricas importantes no entendimento da relação da criação de valor e vantagem competitiva em empresas que atuam em mercados primários e secundários.

Biografia do Autor

Wagner Junior Ladeira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPG Adm) da Escola de Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado na área de Gestão de Tecnologia e Inovação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Tem mais de cem artigos publicados em periódicos e congressos e experiência na área de Administração, com ênfase em marketing e inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de decisão com foco na distância temporal, domínio especifico da inovação e estratégia de marketing. Metodologicamente trabalha com Pesquisa Experimental, Meta-análise e Modelagem de Equações Estruturais (MEE). É autor do livro Pesquisa de Marketing: uma orientação para o mercado brasileiro e revisor dos principais congressos e revistas de administração.

Fernanda Teixeira Rosa, Universidade Vale do Rio do Sinos (UNISINOS)

Mestranda em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Formada pela mesma Instituição (2013). Intensivo de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre (2010). Carreira em desenvolvimento na área de gestão de equipe e tomada de decisões. No momento está atuando em uma empresa de grande porte com foco em liderança, planejamento financeiro e estratégico.

Feng Du, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

Possui graduação em Negócio de Japonês - Sanya University. *Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de gestão da informação.*Tem experiências ricas de estudo de idioma.*Paciente, criativo e apaixonado pelo trabalho. *Capaz de comunicar em português, Mandarim é a língua materna e falar Inglês fluentemente bem. *Passei o Nível 6 de CET(Teste de Colégio Inglês) na China. *Realizado nível 3 do Certificado de Conselheiro durante curso no universidade. *Ganhei N2(Nível 2 de proficiência em língua japonesa) certificado e nível 8 de NSS(Teste do Major japonês) certificado. *Com conhecimentos básicos em computação. *Certificado do Teste ANPAD com Pontuações 338. *Estudei Fundamentos de Gestão da Informação na PUCRS. *Estudei Curso de Protuguês em UFRGS por dois anos. *Fiz Celp-Bras com nota saída superior-médio. *Atualmente,estudo Mestrado de Administração em UNISINOS,área de concentrado:Marketing

Fernando Oliveira Santini, Puc

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Luterana do Brasil (2004), mestrado em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Administração - Pontifica Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é Coordenador dos Cursos de Pós Graduação e Extensão da Faculdade Senac além de ser Professor Visitante de diversas Instituições de Ensino do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em marketing.

Downloads

Publicado

2016-04-25

Como Citar

Ladeira, W. J., Rosa, F. T., Du, F., & Santini, F. O. (2016). Entre o Mercado Primário e o Secundário: uma análise exploratória da criação de valor e vantagem competitiva nas relações China-Brasil. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 52–65. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p52

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)